JornalCana

Por que medir?

Nós que fazemos a difícil ciência da engenharia sempre buscamos questionar os resultados obtidos. Sempre nos perguntamos: “Será que posso melhorá?” Estamos sempre buscando os limites da nossa ciência, graça a Deus e isso nos levou a nosso atual estágio tecnológico.

Ao visitar certa vez uma usina, ouvi de um colega a seguinte afirmativa: “Nós somos homens da engenharia e somos eternos insatisfeitos”. Brilhante colocação, mas já o tinha lido em uma publicação sobre qualidade do Vicente Falconi. Avaliando bem essa afirmativa, o homem buscou medir sempre desde seu primórdio e tem hoje como conseqüência uma verdadeira evolução de planilhas milagrosas. Recentemente vi a oferta de uma planilha desenvolvida por nosso colega, buscando informação que o mesmo já tinha no sistema de manutenção. É o verdadeiro medir por medir ou medir o que não pode ser medido.

Antes que você seja mordido pelo mosquito “Dr. Planilha” e sinta necessidade de fazer alguma medição de qualquer processo, pergunte-se:

  • Por que quero medir?
  • Qual objetivo dessa informação?
  • Agrega valor ao meu produto?
  • A informação gera ação dos Players?
  • O resultado impacta no resultado da empresa?

Se você respondeu afirmativamente essas perguntas, Vá a luta! Faça suas medições, implemente suas informações obtidas e busque seu resultado. Medir da trabalho e excita ao pensar. Compartilhe com a empresa, todos têm que saber da informação positiva.

Em contra partida advirto: Medir custa dinheiro e tempo. Medir por medir não agrega valor a nada e incha a estrutura com ações erradas, sua empresa vai sofrer com isso.

Como exemplo, aponto uma usina de médio porte em Pernambuco, com uma capacidade de moagem de 1.7 milhões de toneladas que recentemente foi considerada como umas das usinas mais rentáveis do Brasil e te garanto que sua estrutura não chega a um décimo de algumas empresas do centro sul. A diferença é que eles sabem o quê medir e distribuir as informações certas para as pessoas que tomam as decisões.

Resultados são feitos por pessoas e não por planilhas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram