JornalCana

PLD entra na terceira semana de outubro em queda de 17%

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) entra na terceira semana de outubro (13 a 19/10) em queda de 17%. Na semana anterior, o indicador valia médios R$ 325,52 o megawatt-hora (MWh). A partir deste sábado (13) e até a próxima sexta-feira (19) vale médios R$ 270,18/MWh.

A queda do PLD é atribuída ao maior volume de água nos reservatórios das hidrelétricas, principais geradoras de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em termos percentuais as afluências previstas para a terceira semana no SIN subiram 4%, o que em termos de energia representa cerca de 1.700 MWmédios.

Este aumento nas afluências, principalmente no Sudeste, foi o principal responsável pela queda do PLD, destaca a CCEE.

No Sudeste, a previsão foi revista de 82% para 88% da média histórica.
A expectativa é que a carga do Sistema para a próxima semana fique em torno de 115 MWmédios mais baixa, com redução esperada no Sul (-100 MWmédios) e no Norte (-15 MWmédios).

Nos demais submercados a previsão é a mesma da semana passada.
Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.070 MWmédios acima do esperado, com altas em todos os submercados com exceção do Sul, cujos níveis estão cerca de 100 MWmédios mais baixos.

Nos demais, os níveis estão mais altos: Nordeste (+50 MWmédios), no Sudeste (+1.020 MWmédios) e no Norte (+50 MWmédios).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram