JornalCana

Plantas de biogás e biometano entram no radar das usinas de cana

Empresa norte-americana com filial no Paraná oferece tecnologia para exploração dessa matriz energética

Após o laçamento pelo Governo Federal do ‘Programa Metano Zero’, com o objetivo de fomentar a geração de biocombustível por meio do biometano e do biogás através do auxílio financeiro de bancos públicos, o investimento em novas plantas industriais para exploração dessa matriz energética vem cada vez mais fazendo parte dos planos das usinas de cana-de-açúcar.

De olho nesse mercado pontencial, a subsidiária da norte-americana CH4 Solution, com sede na cidade de Castro no Paraná, apresenta projetos para a exploração da cadeia de biogás e do biometano, que vem atraindo interesse de grandes empresas do setor bioenergético, interessadas em expandir seu portfólio de produtos.

A empresa, cuja matriz está localizada em Dover, Delaware, Estados Unidos, conta com ampla experiência no segmento, contando com grandes projetos já em operação.

LEIA MAIS > CRV Industrial desenvolve campanha Consumo Consciente

A empresa herdou o nome do principal produto produzido por sua tecnologia, o gás metano. A CH4 Solution fabrica e comercializa soluções para os mais diversos segmentos: indústrias de alimentos, agroindústria, indústria agrossilvipastoril, indústria sucroenergética e outras.

A conversão da matéria orgânica em biogás é um processo biológico e é realizado por uma ampla gama de micro-organismos (fermentativos e metanogênicos), que deve ocorrer em condições de ausência de oxigênio (anaeróbias) e condições de conforto animal.

Os pontos para que um biodigestor anaeróbio seja eficiente com “condições otimizadas” são:

Tratar as “Arqueas Metanogênicas” como um rebanho de animais vivos, alimentar o “rebanho” com uma dieta regular e ajustada, 24 horas por dia; manter a temperatura regulada e controlada em 37,5 ºC, 24 horas por dia, para melhorar a atividade do “rebanho”; movimentar 24 horas por dia, com movimento mecânico suave no eixo horizontal e vertical, garantindo que o acesso à dieta seja efetivo;

LEIA MAIS > Pecege avalia que mudanças tributárias devem reduzir rendimentos das usinas

O processo se inicia no pré-tanque, onde são enviados os resíduos orgânicos para uma melhor homogeneização, se for necessário se aplicam trituradores para homogeneizar o tamanho de partícula a ser processada.

Do pré-tratamento se alimenta o biodigestor, coração do sistema de conversão de matéria-prima orgânica em biogás, grandes agitadores mantém a massa em movimento e o sistema é aquecido para manter a temperatura ótima de crescimento das bactérias.

Do biodigestor se obtém gás na forma de biogás, uma mistura de CH4, CO2 e H2S como principais produtos e um resíduo já estabilizado conhecido como digestato que pode ser utilizado como um excelente adubo orgânico a ser incorporado nas lavouras.

LEIA MAIS > Vídeo de onça “passeando” no canavial viraliza na internet

O biogás pode ainda ser refinado em equipamentos que vão retirar o excesso de H2S e levarão o teor de CH4 a patamares superiores a 96%.

Dentro das possíveis aplicações do biogás a empresa oferece a geração de energia elétrica ou térmica, biocombustível para veículos, utilização dentro do processo produtivo ou venda para ser incorporado na rede de gás natural da região.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram