JornalCana

PIB brasileiro encolhe 0,2% no 1º tri; investimentos caem por 7 trimestres

A economia brasileira encolheu 0,2 por cento no primeiro trimestre de 2015, na comparação com os últimos três meses do ano passado, registrando recuo nos investimentos pelo 7º trimestre seguido, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Trata-se da primeira queda trimestral do PIB desde o segundo trimestre de 2014, quando a economia encolheu 1,4 por cento.

A mediana de previsões de analistas consultados pela Reuters apontava para queda de 0,5 por cento do PIB no primeiro trimestre de 2015 ante o período de outubro a dezembro passados, com as projeções variando de retração de 0,1 por cento a queda de 1 por cento.

Em relação ao primeiro trimestre de 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou retração de 1,6 por cento. Nesta base de comparação, a mediana da pesquisa Reuters indicava retração de 1,8 por cento, numa faixa de queda de 0,8 a retração de 2,2 por cento.

O resultado de janeiro a março deste ano sobre o período imediatamente anterior foi influenciado pelas retrações de 0,3 por cento da indústria e de 0,7 por cento do setor de serviços. Por outro lado, a agropecuária teve uma expansão de 4,7 por cento no período, trimestre em que começou a ser colhida uma safra recorde de grãos no país.

Do lado da demanda interna, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) –medida de investimentos– no período caiu 1,3 por cento, a maior queda desde o segundo trimestre de 2014. A despesa do governo também recuou, 1,3 por cento, enquanto o consumo das famílias caiu 1,5 por cento, maior recuo desde o último trimestre de 2008, período de crise global.

 

(Fonte: Reuters)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram