JornalCana

Pesquisa feita em cana irrigada por gotejamento traz detalhes sobre crescimento da planta

A pesquisadora Regina Pires traz mais detalhes

Irrigação por gotejamento foi usada pelo IAC em estudo hídrico da cana

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) vem desenvolvendo há alguns anos projetos para melhorar a qualidade dos sistemas de irrigação, avaliando suas vantagens e limitações com o objetivo de economizar água e otimizar os equipamentos utilizados.

LEIA MAIS > Como a irrigação por gotejamento torna o cultivo de cana-de-açúcar mais eficiente

Esse trabalho é feito para ajudar o produtor a identificar o melhor momento para fazer a irrigação e ainda os cuidados na manutenção, associado à durabilidade do sistema.   

LEIA MAIS > Área irrigada no Brasil totaliza 8,2 milhões de hectares

Em recente experimento para avaliar o estado hídrico da cana-de-açúcar, o instituto fez uso de VANTs para obter seus resultados. Um tipo de pesquisa excepcional no setor.

Dentre os profissionais envolvidos está a experiente pesquisadora do IAC, Regina Célia de Matos Pires, que recentemente conduziu esse trabalho de sensoriamento remoto em dois grupos de cana: um com irrigação e outro sem. Na área irrigada, a água foi aplicada por gotejamento superficial, com uma linha de tubo gotejadores, por linha de plantio. 

A pesquisadora informa que o manejo da água foi realizado com aplicação de 50% da evapotranspiração da cultura, caracterizada como uma irrigação deficitária, onde é disponibilizado um volume de água inferior à demanda da planta. Os resultados são muito interessantes e a pesquisadora de abordar detalhes dos resultados desta e de outras pesquisas sobre o estado hídrico da cana-de-açúcar nesta quarta-feira, 23/6, às 19h durante o webinar: O PAPEL ESTRATÉGICO DA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO – Aumento de produtividade e seguro contra a seca.

A live que faz parte da Quarta Estratégica JornalCana será apresentada pelo jornalista Josias Messias e contará com as presenças de:

Fernando Benvenuti, gerente de geotecnologia da Raízen
Hermes Arantes, gestor executivo agrícola da Bevap Bioenergia
José Bolivar Melo Neto, diretor do Grupo Japungu
Regina Pires, pesquisadora científica e vice-diretora geral do IAC

Para participar ao vivo e gratuitamente, Inscreva-se em: jornalcana.com.br/webinar

Patrocínio:

GDT by Pró-Usinas – Reduza os custos e os riscos na gestão de terceiros da sua usina! O software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.

HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.

Project Builder — Todas ferramentas de gestão de projetos e colaboração num só lugar. Conheça já!

Netafim – Pioneira e líder mundial em irrigação localizada, oferece solução de gotejamento subterrâneo ao seu canavial proporcionando mais produtividade e longevidade com uso eficiente da água e insumos agrícolas. Produza mais com menos.

S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

AxiAgro – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, sua usina merece muito mais do que computador de bordo e telemetria, merece inteligência e conectividade sem limites!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram