“No campo, eles encontrarão uma cana menor e mais suscetível aos ataques de broca, cigarrinha-da-raiz e Sphenophorus levis. O ataque intenso dessas pragas pode reduzir significativamente a produtividade das plantas”, explica a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Leila Dinardo-Miranda, em artigo publicado no informativo do Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC).
A pesquisadora orienta para que os produtores e usineiros fiquem atentos à população de pragas nos canaviais. “Quando o nível populacional for atingido, os canavicultores devem rapidamente entrar com medidas para o controle”, afirma.
LEIA MAIS > O cumprimento da LGPD é uma das prioridades das organizações em 2022
Segundo Leila, a maior fragilidade da cana se deve, principalmente, pelo seu pequeno porte, devido à falta de crescimento em decorrência do período de seca e das geadas. Ela recorda que as geadas ocorreram quando os canaviais estavam crescendo, em começo de safra e muitos deles tiveram que ser roçados para iniciar o crescimento novamente.
“A cana menor é muito mais suscetível aos ataques de pragas. Podemos pensar em crianças. Algumas doenças, como a gripe, podem causar mais danos nelas do que em adultos. É o mesmo com a cana. As plantas menores tendem a sofrer mais”, explica a pesquisadora do Programa Cana IAC.
Leila afirma ainda que, pragas como broca, cigarrinha-da-raiz e Sphenophorus levis foram pouco afetadas pelos incêndios, devido à fase de vida que esses insetos estavam quando o fogo atingiu as plantações.
LEIA MAIS > “Transição energética será um processo flexível e diversificado”
A cigarrinha é um outro problema que o produtor deve enfrentar com intensidade agora, já que a praga é encontrada em praticamente todas as regiões canavieiras do Brasil. Entre os prejuízos causados por ela, estão a redução do teor de açúcar e aumento do teor de fibras e de colmos mortos. Além disso, as ninfas extraem grandes quantidades de água e nutrientes das raízes, impactando negativamente no desenvolvimento.