JornalCana

Perdas industriais têm impacto direto na lucratividade da empresa

Em busca de atualização e aprimoramento técnico, diretores, gerentes e profissionais de usinas participaram do 1º Curso de Custos, Perdas e Gestão Industrial e do 4º Curso de Diversificação e Máximo Aproveitamento Agroindustrial, realizados pela ProCana Sinatub nos últimos dias 17 e 18 de maio, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho, SP.

Devido à sua relevância, duas palestras abordaram o tema “Perdas Industriais”. A primeira foi uma palestra magna de duas horas com Fernando Cullen Sampaio, consultor especialista na área, e a segunda mostrou o case bem-sucedido da Cofco Agri, apresentado por seu gerente de Processos Industriais e Qualidade, Junior Cesar dos Santos.

Cullen Sampaio demonstrou que há grandes oportunidades para se reduzir as perdas do tipo ‘Recuperação’, que são as perdas determinadas e indeterminadas de açúcar no processo em relação ao ART disponível na matéria-prima.

“Com a adoção de procedimentos operacionais e de gestão é possível reduzir significativamente as perdas de Recuperação, as quais chegam a representar R$ 5,5 milhões por cada percentual reduzido em uma usina com moagem de 2,5 milhões de toneladas de cana/safra. Isto considerando uma ART % cana de 15,50% e um preço Unicop de R$ 75,00 a saca”, informou.

Outra área que despertou o interesse dos participantes foi “Indicadores e Custos na Área Industrial”, sendo tema das palestras de João Rosa, gestor de projetos da CBCA / Pecege, e de Eder Paz, especialista em Custos Agroindustriais pela ESALQ-USP, coordenador do Gegis e técnico de qualidade industrial do Grupo Tonon Bionergia.

Paz apresentou como definir etapas do planejamento, cadeia de valores e definição de metas (KPIs), alguns dados de benchmarking que revelam quais os custos que mais cresceram nas unidades nas últimas 3 safras e também o que é possível fazer para reduzi-los.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram