JornalCana

PDCA on-line agora é uma realidade nas usinas

Por Douglas Castilho Mariani

O PDCA é a sigla das palavras em inglês plan, do, check e action, ou seja, em português: planejar, executar, verificar e agir. É uma ferramenta de gestão cuja eficiência é amplamente reconhecida para a melhoria dos processos de fabricação ou de negócios e foi criada há 20 anos por Edward Deming, considerado o “pai” do controle de qualidade moderno. A sua aplicação é simples e deve ser feita de modo contínuo, em espiral.

COMO FUNCIONA UM PDCA?

O ciclo PDCA tem seu início pela etapa de planejamento (Plan), nesta etapa o objetivo é focar na parte estratégica do ciclo, ou seja, no levantamento e análise das informações. Em seguida ocorre a execução (Do), onde tudo aquilo previamente planejado é executado, gerando a necessidade de avaliar a qualidade do que está sendo feito e nos levando à etapa do processo de checagem (Check). Nesta etapa temos a verificação de tudo que foi feito, comparando o que havia sido planejado com o resultado final, e com consequentes problemas e falhas que possam ter ocorrido durante o processo. Por fim, toda essa análise implica na necessidade de ação (Action) e na correção dos problemas e divergências encontradas.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram