Mercado

Orplana prepara cartilha sobre prêmio a ser pago para fornecedor de cana

Cartilha detalha mudanças no método Consecana

Orplana prepara cartilha sobre prêmio a ser pago para fornecedor de cana

A Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) prepara cartilha sobre o pagamento de prêmio a ser pago aos fornecedores de cana-de-açúcar para as unidades produtoras.

Essa cartilha também trará informações detalhadas da apuração sobre novidades do método Consecana, que serve como indicador do pagamento da cana entregue por fornecedores.

Conforme o JornalCana apurou, a cartilha da Orplana deverá ser divulgada neste mês de abril.

Quais são as novidades do Consecana?

Em 25 de março último, a diretoria do Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo (Consecana) aprovou um novo formato de pagamento aos fornecedores de cana.

Esse novo formato prevê acréscimos aos valores pagos para além do valor da matéria-prima.

O novo formato prevê o pagamento de um prêmio associado à qualidade da matéria-prima, além de pagamentos adicionais referentes ao “compartilhamento de valor”.
Como se dá esse “compartilhamento”? Se dá através do reconhecimento de indutores de maior eficiência e sinergia, além da incorporação dos preceitos do RenovaBio.

Pureza de caldo

O prêmio referente à qualidade será avaliado conforme a pureza do caldo da cana, que aumenta o rendimento na indústria, e começará a ser pago já nesta safra 2019/20, por quinzena.
O Consecana também recomendou que as usinas e os fornecedores negociem bonificações ou premiações adicionais que possam refletir “eventuais particularidades de uma determinada região produtiva ou que visem ao ganho de eficiência e produtividade”, como informou a Orplana, em nota divulgada pela imprensa.
Esses ganhos podem estar atrelados, por exemplo, à distância entre fornecedores e indústrias ou ao nível de demanda por cana.
A organização dos produtores disse também estar elaborando um estudo com os pontos que podem gerar valor adicional para a cana.
Além disso, a diretoria do Consecana determinou à Câmara Técnica do conselho a elaboração de estudos para avaliar como incluir os preceitos do RenovaBio ao sistema de precificação da cana.

Clique aqui para acessar a íntegra da nota técnica da Orplana em PDF

Banner Revistas Mobile