JornalCana

OMS quer reduzir o consumo de açúcar diário para 6 colheres de chá

açúcar clipping

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está desenvolvendo um projeto para rever suas recomendações de ingestão diária de açúcar para 5% (ou seis colheres de chá). Atualmente, o conselho é que não se consuma mais do que 10% da quantidade total de energia ingerida ao longo do dia. De acordo com informações oficiais, a proposta visa combater doenças de alta incidência na população mundial, como obesidade, cáries e problemas cardiovasculares.

Em resposta à CRESCER, o porta-voz da OMS informou que o projeto não deve abordar nada especificamente para crianças, mas ressalta que elas precisam de menos quantidades calóricas do que adultos e que a recomendação deve variar de acordo com o peso. Por isso, é fundamental fazer um acompanhamento do seu filho com o pediatra, para que ele a ajude a equilibrar a dieta dele.

Um rascunho da proposta está disponível no site da OMS e aberto para consulta pública até o dia 31 de março. Nesse período, os profissionais da saúde ou de áreas relacionadas de qualquer parte do mundo poderão preencher um formulário e enviar considerações sobre o projeto. A ideia é reunir todas essas contribuições e lançar uma cartilha atualizada de recomendações com o foco na prevenção de doenças e na redução dos índices de açúcar por parte dos produtores de alimentos processados, como sucos, refrigerantes e biscoitos.

Os alimentos industrializados são mesmos os maiores vilões, especialmente para as crianças, já que um único produto pode ultrapassar a recomendação diária. Uma lata de refrigerante, por exemplo, não contém menos do que 36 gramas de açúcar (10 colheres de chá). Já um pacote de biscoito recheado tem uma média de 144 gramas de açúcar, ou seja, quase 42 colheres de chá.

Para o pediatra e nutrólogo do Hospital Infantil Sabará (SP), Rubens Feferbaum, o ideal é que o pai acostume desde cedo o paladar do filho para alimentos menos adocicados. Mas é possível cortar o excesso de açúcar com pequenas atitudes no dia a dia. “Em vez de refrigerante para matar a sede, ofereça água. Ao preparar sucos naturais, não coloque açúcar para que a criança se acostume com o sabor da fruta”, ensina o especialista.

(Fonte: Revista Crescer)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram