JornalCana

O que pensar sobre as perspectivas de produção, precificação e de capitalização das usinas

Três especialistas oferecem respostas contundentes

O cenário de perspectivas de produção, precificação e de capitalização das usinas para o final desse ciclo e durante o próximo ainda é nebuloso. Mas alguns sinais podem dar o tom de como fica o mercado na próxima safra. O consultor de mercado João Chierighini, por exemplo, avalia que o período que se avizinha no mercado de combustíveis, diante dos diversos fatores que implicam na oscilação de preços do produto, se transformará num cenário bem complicado.

LEIA MAIS > Mercado de combustíveis vive período de turbulência

“Se por um lado os preços estão recordes, os custos também estão, por motivos diferentes: crise de energia na Europa e na China que limita a produção de insumos para fertilizantes, a crise de oferta de containers que é agravada pelo congestionamento nos portos mundo afora pelos novos critérios sanitários para atracação, altos preços do petróleo e o Real que acumula 6% de desvalorização frente ao dólar neste ano, entre outros, são apontados como as causas desse movimento”, explica o consultor.

LEIA MAIS > Consultoria avalia que etanol deve ser prioridade na próxima safra

Relacionado a isso, consultorias avaliam que as usinas devem priorizar a produção de etanol em detrimento do açúcar na próxima safra. O mix alcooleiro se justifica diante dos preços estáveis do petróleo, exportações maiores de açúcar indiano e a desvalorização do real em relação ao dólar. Isso, em resposta ao aumento dos preços globais do petróleo, a Petrobras reajustou os preços da gasolina no atacado na semana passada, aumentando potencialmente o apelo econômico do etanol hidratado na bomba.

LEIA MAIS > Especialistas veem queda de produtividade para a próxima safra

Além disso, devido a queda na produtividade desta safra, atribuída em grande parte ao déficit hídrico, os canaviais carregam consequências para o ciclo posterior. O que levanta também a seguinte questão: o que fazer para garantir um desempenho, pelo menos bom, para a próxima safra e mitigar as perdas?

O próximo webinar JornalCana com o tema MERCADO BIOENERGÉTICO SAFRA 21/22 – Perspectivas de Produção, Precificação e de Capitalização das Usinas que acontece quarta-feira, 16/11, às 19h, pretende abordar essas questões em busca de respostas. Para isso, um time qualificado composto por:

  • Nilceu Piffer Cardozo, consultor associado da Canaplan
  • João Chierighini, consultor mercado de combustíveis
  • Manoel Pereira de Queiroz, superintendente de agronegócio do Banco Alfa de Investimentos
Como participar

Inscreva-se gratuitamente: https://jornalcana.com.br/webinar

Patrocínio

AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br

BioCon – Bem-vindo ao etanol de 4a geração! Conheça a Tecnologia BioCon, da INNOFERM, uma inovação disruptiva que aumenta em pelo menos 5% o rendimento fermentativo!

HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.

S-PAA– Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, presente em mais de 60 usinas, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram