JornalCana

O que está provocando o crescimento do controle biológico nos canaviais?

Representantes da Raízen, Guaíra, Biotrop e Santa Amélia apresentam respostas

O manejo integrado da cana-de-açúcar está em alta. Mas o que está provocando o crescimento do controle biológico nos canaviais? Primeiramente, é importante recapitular que o fato do Brasil ser um país de clima tropical faz com que os canaviais tenham grande incidência de pragas. Em segundo lugar, os biodefensivos passaram a ser demandados não só para a agricultura orgânica, mas para todos os produtores que querem otimizar o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e há uma vasta quantidade de opções consolidadas no mercado.

VEJA MAIS > Cana 4.0: saiba como a transformação digital puxa a produtividade

Além disso, o controle biológico reduz o consumo de agroquímicos e os custos de manejo. Bem como, pode-se somar também a esses fatores que o maior uso dos biológicos é sustentável e reduz os riscos à saúde humana, ao meio ambiente e às próprias lavouras de cana-de-açúcar de se tornarem resistentes aos defensivos químicos. Outro fator é que há uma demanda por soluções que resultem em menor impacto em termos de resíduos, principal característica dos agentes biológicos. Completa, em parte, a lista o fato de que o controle biológico também aumenta a produtividade da cana nos dois aspectos principais: Toneladas de Cana por Hectare (TCH) e Toneladas de Açúcar por Hectare (TAH).

LEIA MAIS > [Opinião] O presente é biológico

Contudo, esse resumo ainda é insuficiente em oferecer todos os subsídios sobre o crescimento do controle biológico nos canaviais. Portanto, para ajudar nas respostas, o JornalCana reuniu dia 26/08 um time altamente qualificado para um webinar sobre o Controle Biológico & Manejo Integrado de Pragas.

São eles:
Guilherme Mantovani, especialista Corporativo em Manejo de Pragas e Doenças da Raízen
Gustavo Villa Gomes, diretor Agrícola da Usina Guaíra
Jonas Hipólito, gerente de Marketing e Estratégia da Biotrop
Walter Martinho, diretor Agrícola da Cia. Agrícola Santa Amélia

Eles apresentaram seus cases e experiências no painel virtual da 1ª Maratona CANABIO, considerado o mais completo evento sobre Manejo Biológico, Orgânico e Sustentável em Cana-de-Açúcar.

Assista na íntegra:

Patrocínio
  • Biotrop — Semeando biológicos, cultivando vida
  • HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
  • Hover 500, a colhedora de cana da Jacto. Hover 500, feita para conquistar o seu canavial!
  • Koppert — Biológico é Koppert
  • Microgeo — Biotecnologia agrícola
  • Unifibra — Projetos especiais para irrigação agrícola

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram