JornalCana

“O etanol é o combustível do futuro”, afirma Mourão

Vice-presidente disse ainda que o setor da cana é estratégico para o Brasil e para o mundo

As externalidades do setor sucroenergético foram ressaltadas pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, durante sua participação na 20a. Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, nesta terça-feira (27).

O vice-presidente afirmou que a “cana-de-açúcar é recurso alimentar e energético estratégico para o Brasil e o mundo” e destacou os progressos do segmento e os contínuos ganhos de rendimento associados ao cuidado ambiental.

Disse ainda que nos últimos 20 anos, o setor diversificou sua produção e aumentou enormemente sua sustentabilidade, citando a mecanização da colheita. Além disso, frisou que o setor tem sido grande gerador de empregos e renda.

LEIA MAIS > Qual será a Usina do Ano em Responsabilidade Socio-empresarial?

O vice-presidente fez questão de ressaltar que as exportações de açúcar e etanol devem render mais de US$ 23 bilhões de divisas anuais para o Brasil. “Somos destaque mundial em ambos os produtos e também na geração de bioeletricidade a partir da cana“, disse.

Mourão lembrou a relevância que a temática ambiental adquiriu nesse século 21 e destacou todo o avanço tecnológico do agronegócio brasileiro, que cresce em produtividade, equilibrando aumento de produção e proteção ambiental. “O Brasil detém uma agricultura de elevado valor agregado tecnológico e o setor promove desenvolvimento e qualidade de vida, com sustentabilidade”, afirmou.

O vice-presidente encerrou sua participação afirmando que o etanol é o combustível do futuro, devido aos seus atributos ambientais e alta densidade energética. “Somos o país que mais substitui gasolina por etanol e continuaremos no esforço de promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética”. Ele ainda assegurou o total apoio do governo Bolsonaro à segurança energética e ao avanço do RenovaBio.

O empresário e uma das principais referências do setor sucroenergético brasileiro, Maurílio Biagi Filho, também participou da abertura do segundo dia da Conferência DATAGRO, afirmando que o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro incomoda muita gente.

“Não podemos ser vistos como vítimas de nossa eficiência. Temos inúmeros exemplos a dar. Somos recordistas na produção de alimentos, garantindo o abastecimento interno e gerando excedentes exportáveis, bem como um player mundial importante em energia limpa”, disse.

LEIA MAIS > “Produção de cana é um dos segmentos agrícolas mais inovadores do Brasil”

O executivo lembrou ainda que o Brasil tem uma das legislações ambientais mais rigorosas, completa e complexa do mundo – o Código Florestal – e que “as ações que o senhor (Mourão) está liderando, vão colocar o Brasil no lugar que ele merece, pois a sua política de meio ambiente é abrangente, equilibrada e de resultados”, concluiu.

Esta matéria faz parte da Edição 321 do JornalCana. Para conferir, clique AQUI.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram