Mercado

O desafio da profissionalização da gestão nas usinas está em alta. Entenda porquê.

Executivos da Carolo, São Domingos e Viralcool debatem sobre o tema

Coisas que todo presidente de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas
Coisas que todo presidente de usina de cana deveria saber sobre gestão de pessoas

Por ser um setor majoritariamente administrado por famílias, desde a fundação das unidades produtoras, o debate em torno do desafio da profissionalização da gestão nas usinas está em alta. 

LEIA MAIS > Safra de cana no Centro-Sul: uma quebra com magnitude nunca registrada

Juliano Ficher, diretor Administrativo Financeiro da Usina São Domingos, acredita que não há uma “receita de bolo” que traga a solução definitiva para os dilemas da profissionalização, mas aponta para questões que devem ser observadas com interesse por aqueles que desejam investir nesse projeto, como, por exemplo o papel do CFO. “Infelizmente, muitos CEOs que ainda são da família entendem que a função do CFO está limitada à parte financeira, e ao meu ver, não é. O profissional precisa conhecer bem todas as áreas, pois muitos fatores impactam no resultado”, comenta.

LEIA MAIS > CEOs da DCBIO e da Furlan apontam caminhos para a profissionalização da gestão nas usinas

O CEO da Usina Carolo, Roberto Morais, acrescenta que nessa discussão é importante avaliar como se deve planejar previamente a estruturação da família empresária, antes do início da profissionalização. Além disso – alerta Morais – o papel e os desafios do principal executivo no início do processo quanto ao engajamento dos times operacional, tático e estratégico é fundamental. 

Mas para que o processo de profissionalização da gestão saia do papel é necessário motivar uma família mostrando que esse dá trabalho, mas é altamente benéfico. “Então, qual o momento certo pra isso”, questiona Ricardo Toniello, diretor Administrativo Financeiro do Grupo Viralcool. 

Estes e vários outros aspectos importantes serão debatidos por eles, amanhã, 27/10, às 19h, durante o 2o Painel do Webinar: A Profissionalização da Gestão nas Usinas. 

Como participar

Inscreva-se gratuitamente: jornalcana.com.br/webinar

Patrocínio

AutoJet – Divisão de Sistemas de Pulverização da Spraying Systems - Engenharia para Resultados, que aumenta a eficiência industrial através da pulverização precisa. Eliminando os gargalhos para aumentar a eficiência técnica e a eficiência econômica da indústria.

AxiAgro – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos agrícolas é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, sua usina merece muito mais do que computador de bordo e telemetria, merece inteligência e conectividade sem limites!

BioCon – Bem-vindo ao etanol de 4a geração! Conheça a Tecnologia BioCon, da INNOFERM, uma inovação disruptiva que aumenta em pelo menos 5% o rendimento fermentativo!

HRC – Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada. Com o Programa Clean Cut, proteger seu Canavial e limpar a Cana nunca foi tão fácil.

S-PAA– Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, presente em mais de 60 usinas, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

Banner Revistas Mobile