Usinas

NovAmérica Agrícola inicia campanha contra incêndios

Companhia conta com um sistema de monitoramento de focos de incêndios por satélite da GMG Ambiental

NovAmérica Agrícola inicia campanha contra incêndios

Como acontece em todo ano, a NovAmérica inicia no mês de maio a campanha “Incêndio é crime, denuncie!”, que faz parte da Operação Corta Fogo e têm como objetivo combater os incêndios em canaviais, que em sua maior parte são incêndios criminosos.

A prevenção e combate ao incêndio acontece por meio de equipes de brigadistas treinados para atuar durante todo o ano, mas o período de junho a outubro se torna o mais preocupante, já que representa o período com maior incidência de incêndios nas áreas de cana-de-açúcar. Com isso, a NovAmérica contará com ações de conscientização e prevenção para inibir o ato criminoso.

Os incêndios nos canaviais podem destruir tudo que está à frente: casas, áreas de vegetação, automóveis e maquinários, além de trazer sérios riscos à saúde da população, dos animais, da nossa flora e fauna. As consequências de um incêndio no canavial ainda vão além, a produtividade da cana também é prejudicada, ocasionando em falhas na brotação e atraso no desenvolvimento fisiológico da cana.

LEIA MAIS > Usina Pitangueiras completa 47 anos apostando no crescimento

Vale lembrar que em 2007 a NovAmérica iniciou o processo de suspensão da queima da cana-de-açúcar, reduzindo drasticamente a prática de queima da cana, até a sua suspensão total, ocorrida em 2014.

Com investimentos na prevenção e combate a incêndios, a NovAmérica conta com um sistema de monitoramento de focos de incêndios por satélite da GMG Ambiental, em que detecta incêndios em poucos minutos e informa a nossa central e também nossos brigadistas.

Como funciona o sistema GMG Ambiental?

Assim que a central recebe o alerta na tela do sistema, os brigadistas também recebem um alerta pelo celular e o sistema também dispara uma ligação para alguns aparelhos de telefone cadastrados para informar o local do incêndio.

Além de trazer as informações de forma ágil, o sistema também conta com um aplicativo que permite o registro das atividades de combate a incêndio no campo, a fiscalização da condição dos aceiros e também permite a simulação da pontuação dada pela Portaria CFA n° 16/2017, que estabelece o nexo de causalidade.

O que a população pode fazer para nos ajudar a combater os incêndios?

Resta a cada um também praticar suas ações de prevenção, não realizando limpeza de terrenos com fogo, não lançando bitucas de cigarro e não provocando atividades que possam gerar fogo ou calor próximo das áreas de cana, além disso, a população pode realizar a denúncia quando perceber qualquer situação suspeita em áreas próximas a incêndios.

 

Banner Revistas Mobile