JornalCana

Na Guaíra, ações de SSMA garantem safra com programação inalterada

Além de reduzir número de acidentes em mais de 70%

As ações de SSMA foram estratégicas para manter a programação da safra 2020/21 da Usina Guaíra

Já está claro que ações de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) realizadas de forma estratégica são fundamentais para garantir a continuidade da safra. As postagens que contam a experiência bem sucedida do grupo Biosev, Clealco, e BP Bunge Bioenergia comprovam isso. Mas, vão além, revelam que as ações de SSMA devem permitir que a usina de cana mantenham sua sustentabilidade e competitividade. Mas também, podem aumentando contribuir para aumentar a produtividade. E foi isso que aconteceu na Açucareira Guaíra.

DESTAQUE > SSMA estratégico permitiu usina operar com três turnos de trabalho

Nesse ínterim, Mário Márcio dos Santos, gerente de SST da Guaíra conta os detalhes. “Quando surgiu a pandemia da Covid-19 nosso papel estratégico foi definido com o objetivo de manter o mesmo padrão de qualidade de produção anterior à pandemia. Para isso movemos por volta de 60 ações preventivas ao coronavírus. O resultado é que mantivemos a programação demoro que não houve nenhuma alteração na expectativa de produção de etanol, açúcar e cogeração”, detalha Márcio.

Ações de SSMA reduzem acidentes de trabalho em 70%
Da direita para esquerda está Mário Márcio, gerente de SST da Guaíra, acompanhado de colaboradores

De acordo com ele, na lavoura, o CTC, o ATR e o TCH não foi alterado. Na indústria os números se mantiveram, ou seja, as ações garantiram a programação. Mas a reboque trouxeram outros bons resultados. “Tivemos outros benefícios, como a criação de nossos cursos e treinamentos no formato EAD, campanhas de saúde e passamos a fabricar nosso próprio álcool gel e 70, para uso da usina e da saúde pública da cidade”, acrescenta o gerente de SST da Guaíra, que ressalta um detalhe a mais. “Um impacto muito significativo que tivemos em decorrência das ações de SSMA foi a redução de acidentes de trabalho em cerca de 70%”, celebra Márcio.

Saiba se sua usina está alinhada às melhores ações de SSMA

Como uma forma de oferecer uma capacitação gratuita em SSMA estratégico, o próximo Webinar JornalCana, que acontece hoje, 29 de julho, às 18h30, reunirá quatro profissionais especializados para discorrer sobre o tema. Além de Mário Márcio dos Santos, gerente de SST da Guaíra, também participam Adriano Granjo, diretor de SSMA da Atvos Carlos Furlaneti, gerente geral de pessoas e administração da Clealco e Nadia Gama, diretora de SSMA da BP Bunge Bioenergia. Quem apresenta o evento online é o jornalista e diretor da ProCana Brasil, Josias Messias.

Além disso, o evento também é uma forma de descobrir se sua usina está alinhada às melhores ações de SSMA. Não perca! Para se inscrever é fácil. Bastar entrar no link www.jornalcana.com.br/webinar. Lembrando que os inscritos que acompanharem o evento Ao Vivo receberão Certificado de Participação.

Este Webinar conta com o patrocínio das empresas:

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram