JornalCana

MWh feito da cana vale 5% menos esta semana

O megawatt-hora (MWh) produzido pela biomassa da cana-de-açúcar vale 5% esta semana. É o que aponta a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que administra o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), empregado para vender MWh no mercado spot. 

Segundo a CCEE, o MWh vale até sexta-feira (16/10) R$ 205,67 nos quatro submercados  avaliados: Sul, Sudeste Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Os R$ 205,67 representam queda de 5% frente ao valor do PLD da semana anterior.

Leia mais: Preço da eletricidade cogerada seguirá em baixa

Entenda a formação de preços do MWh nos leilões

O MWh feito da biomassa segue com valor em baixa no mercado spot
O MWh feito da biomassa segue com valor em baixa no mercado spot

Mas por que o valor do PLD continua a cair?

Confira as explicações da Câmara de Comercialização:

1

As afluências esperadas para outubro subiram para 107% da Média de Longo Termo (MLT) com acréscimo de 5.100 MWmédios de energia no Sistema. No Sul, as afluências foram revistas de 126% para 152% da MLT, com acréscimo de 3.500 MWmédios, provocado pela permanência de frentes frias na região. As afluências do Sudeste também foram revistas positivamente (85% para 94% da MLT) com acréscimo de 1.900 MWmédios. Os submercados Nordeste (42% para 37%) e Norte (73% para 65%) foram os únicos com queda na revisão de 200 MWmédios e 100 MWmédios, respectivamente.

2

A equalização dos preços entre todos os submercados é causada pelo envio envio/recebimento de energia abaixo do limite de intercâmbio entre eles.

3

Já os níveis de armazenamento nos reservatórios do SIN ficaram cerca de 900 MWmédios acima do esperado com índices positivos no Sudeste (+810 MWmédios), Sul (+20 MWmédios) e Nordeste (+150 MWmédios). O submercado Norte, por sua vez, registrou queda de 100 MWmédios.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram