JornalCana

Morre o engenheiro agrônomo Eduardo Algodoal Zabrockis

Sua trajetória profissional foi marcada por importantes contribuições ao setor bioenergético

Prestes a completar 81 anos, faleceu nesta quarta-feira, dia 24, o Engenheiro Agrônomo e Consultor Eduardo Algodoal Zabrockis, considerado por muitos um verdadeiro ícone do setor bioenergético.

Formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/ESALQ, oriundo da mesma turma do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, e de Manoel Ortolan, ex-presidente da Canaoeste entre outros representantes do setor, Eduardo Zabrockis foi um dos integrantes da tradicional República Jacarepaguá, casa de hospedagem que abriga estudantes da Esalq, em Piracicaba – SP.

Ao longo de sua carreira, Zabrockis sedimentou uma extensa contribuição ao setor bioenergético, inclusive como um dos fomentadores e apoiador do Proálcool. Ele também atuou como consultor na execução de projetos de diversas usinas.  Mais recentemente estava à frente da Agrineg Consultoria & Serviços.

O produtor de cana Glauber Moraes, lamentou profundamente a perda. “Foi um grande amigo do meu pai e da família. Aprendi muito com ele”, disse.

LEIA MAIS >  Ministério lança portal sobre ecossistema de inovação agro no país

Thales Velho Barreto,, Diretor da Velho Barreto Consultoria, o considerava uma das figuras mais importantes do segmento canavieiro. “Idealista e apaixonado pela Ciência e Tecnologia, pensou e defendeu o setor com visão crítica e nacionalista. No plano pessoal foi verdadeira unanimidade pela forma altruísta e generosa como tratava os amigos. É uma perda imensa, mas a sua obra e importância tornarão Zabrockis sempre presente”, expressou Araújo.

“Fomos contemporâneos na ESALQ e na década de 70 trabalhamos para o Grupo Silva Gordo, que tinha comprado as usinas da Família Morganti e a Fazenda Guatapará. Durante toda nossa vida profissional tivemos carreiras semelhantes, em paralelo, e por isso mantínhamos uma cooperação mútua muito forte”, disse o consultor Ericson Marino.

Ele ressaltou que, nos últimos tempos, o Eduardo havia lançado “brilhantemente” uma iniciativa que visava congregar em grupo de técnicos, pessoas interessadas em discutir as mais diversas tecnologias ligadas à produção de energia verde e também com a sustentabilidade do agronegócio. “O nome deste grupo, que acredito estará ativo, até por homenagem ao Eduardo, foi escolhido por ele e é o “BrainRiders“, ou seja, em tradução livre, Provocadores do Cérebro. É realmente uma perda inestimável, para a família, amigos e e para o ambiente tecnológico em que ele transitava tão bem”, afirmou.

LEIA MAIS > Agrishow retorna em abril com expectativa de movimentar cerca de R$ 6 bilhões

Para o diretor da ProCana, Josias Messias, “o legado de Eduardo Zabrockis será sempre reverenciado pelo setor. “Uma perda lamentável, meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse.

Eduardo Algodoal Zabrockis faria 81 anos no dia 9 de julho. Ele deixa a esposa Joana e cinco filhos: Renata, Jorge, Paola, Vitor e Cristiane. Seu corpo foi velado no Memorial Parque dos Girassóis, em Ribeirão Preto – SP.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram