JornalCana

Morre Murilo Tavares de Melo, do Grupo Olho D’Água

Agrônomo inovador, foi um dos responsáveis pela introdução de uma série de novas técnicas na agricultura canavieira

Morreu nesta segunda-feira, dia 3, um dos fundadores do Grupo Olho D´Água e um dos mais influentes empresários do setor sucroenergético, Murilo Tavares de Melo, aos 96 anos.

Sua história se confunde com a do Grupo Tavares de Melo, cuja origem remonta de 1920, quando os empresários Artur Tavares de Melo, Samuel Hardman e José Hardman assumiram o Engenho Olho D’Água, em Pernambuco. Em 1928, o engenho deu origem à Usina Central Olho D’Água.

De lá para cá o grupo cresceu e em 1990 reunia cinco usinas de cana-de-açúcar e duas indústrias. Foi então que no ano de 1994, Murilo Tavares se desligou do grupo, ficando apenas com Usina Central Olho D’Água. Sob sua liderança e dos filhos Gilberto e Artur Tavares de Melo, iniciou-se um novo ciclo de crescimento, que daria origem ao Grupo Olho D’Água.

Em 2020, a Usina Olho-d’água moeu sua 100ª safra. A companhia está entre as cinco empresas de melhor desempenho econômico no Nordeste.

LEIA MAIS > Embrapa desenvolve primeira cana editada não-transgênica do mundo

Murilo era conhecido por ser um líder determinado e empenhado, além de ser exemplo de simplicidade e possuir grande amor pelo campo, como ressaltou o diretor-comercial do Grupo Olho D´Água, Alcemilton Maciel.

“O doutor Murilo será sempre, farol luminoso para nossa geração. Paradigma de empresário vitorioso, reto e probo, chefe de família exemplar. Foi um privilégio para todos nós ter tido uma liderança dessa envergadura”, disse Maciel.

Opinião compartilhada com Gentil Ferreira de Souza Filho, gerente Geral da companhia. “Tive o privilégio de conviver com o doutor Murilo por 41 anos, ele me pescou na universidade em 1980 e até então, trabalhei junto com ele e não para ele, pois ele trabalhava mais do que a gente”, afirmou.

LEIA MAIS > Grupo Inpasa completa 4 anos de atuação no Brasil
Usina Central Olho D’Água, em Pernambuco, foi criada em 1928

Líderes do setor também se manifestaram sobre o seu falecimento. “O doutor Murilo Tavares de Melo sempre será lembrado por sua absoluta integridade e equilíbrio. Por suas qualidades, tornou-se um referencial para o setor sucroenergético, além de ter formado meticulosamente os gestores do Grupo Olho D’Água”, ressaltou o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

Formado pela Universidade de Viçosa (MG) Murilo sempre foi reconhecido como um agrônomo inovador, responsável pela introdução de uma série de novas técnicas na agricultura canavieira como a introdução da mecanização da colheita e da irrigação nos anos 70.

O velório do usineiro será realizado no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista-PE, nesta terça-feira, 4 de janeiro, a partir das 8h. Às 10h, está programada a missa de corpo presente e logo após a cerimônia de cremação para a família.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram