JornalCana

Ministro do Meio Ambiente destaca etanol como energia do futuro durante abertura do GAF

Com o tema “Segurança Alimentar, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade”, o evento contou com participação do presidente da República, Jair Bolsonaro

Durante a cerimônia de abertura do Global Agribusiness Forum -GAF 2022, na manhã desta segunda-feira, dia 25, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, destacou a importância do etanol como a energia do futuro.

Em sua quinta edição, o evento que tem como tema “Segurança Alimentar, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade”, contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O presidente destacou que o agronegócio brasileiro garante segurança alimentar para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. “Sem o Brasil, o mundo passa fome”, disse Bolsonaro, que também pontuou o esforço do executivo em assegurar o abastecimento de fertilizantes no mercado doméstico, bem como a aprovação de projeto para venda direta de etanol por parte das usinas.

LEIA MAIS > Prorrogação de prazos para cumprimento das metas derruba preço do CBIOs

O ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite falou da importância do etanol como energia do futuro. “Estamos caminhando para energia do futuro, para o combustível do futuro que é o hidrogênio verde. O etanol é uma fonte fantástica de hidrogênio verde. Você poderá abastecer, carregar seu veículo elétrico com uma célula de hidrogênio de origem do etanol, assim de forma descentralizada no Brasil inteiro onde tem um posto de combustível você vai poder carregar o seu veículo elétrico, fazendo uma transição inteligente e que não encarece os combustíveis”, afirmou o ministro.

Leite também lembrou dos investimentos do setor sucroalcooleiro na produção do biogás e do biometano. “O setor vai investir 60 bilhões de reais para geração de biometano e do biogás, combustível que pode substituir o diesel na agricultura de forma descentralizada com custo muito menor”, afirmou o ministro.

O presidente do Conselho do GAF 2022, Sérgio Bortolozzo, disse que “o Brasil tem sido internacionalmente reconhecido como protagonista da segurança alimentar mundial e da geração de energia limpa e renovável, graças, em particular, ao desenvolvimento de um modelo único de agricultura tropical”.

LEIA MAIS > Investimento em créditos verdes mobiliza o setor bioenergético

Em seguida, o presidente da DATAGRO, Plínio Nastari, elencou as mais recentes ações do executivo federal em favor do agro, ressaltando, em especial as áreas de infraestrutura logística, a implantação do RenovaBio e esforços diplomáticos para garantia do abastecimento de fertilizantes.

“Um dos grandes diferenciais do agro brasileiro é exatamente a integração das cadeias produtivas, na transformação de matérias-primas em produtos de maior valor agregado e a intensificação da produção”.

LEIA MAIS > Redução da moagem e queda no ATR preocupam neste início de safra

Também participaram da abertura do GAF 2022 os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Marcos Montes (Agricultura), Paulo Guedes (Economia), Luis Eduardo Ramos (Secretaria geral da Presidência), Fábio Faria (Comunicações), entre outras autoridades do primeiro escalão do executivo federal, bem como de ministros de outros países, embaixadores, parlamentares, dirigentes setoriais, produtores, e diversos empresários, como Rubens Ometto, presidente do Conselho da Cosan, que acompanhava a comitiva do presidente.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram