JornalCana

Mercado spot de energia da biomassa começa outubro valendo menos

Vender eletricidade feita da biomassa da cana-de-açúcar no mercado spot remunera menos. O indicador Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), usado para ditar o megawatt-hora (MWh) no spot, vale R$ 206,88 do sábado (26/09) à próxima sexta-feira (02/10).

O valor é 7% inferior ao praticado na semana anterior (R$ 222,23/MWh). Optimized-logo_ccee_horizontal_A4-21

A redução do consumo de energia elétrica no país colabora com a queda do valor do PLD. Essa queda foi apurada em 3% no mês de setembro, conforme as primeiras medições.

Leia mais: Consumo de energia cai 3,3%

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que faz a gestão do PLD, houve acréscimo de  de 2.300 MW médios com afluências previstas para 104% da média histórica. No Sudeste, a previsão de queda (-500 MWmédios) das afluências ficou em 98%.

Leia mais: Preço do MWh da biomassa cai mais 19%

A maior disponibilidade de MW ajuda a explicar o motivo da queda da moeda (PLD) usada para vender energia elétrica feita da matéria-prima da cana-de-açúcar.

A queda de 7% vale para os quatro submercados medidos pela CCEE: Sudeste e Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste.

Leia mais: Entenda a formação do preço do MWh nos leilões da Aneel

Reservatórios

Segundo a CCEE, os níveis de armazenamento nos reservatórios do SIN ficaram 750 MWmédios abaixo do esperado. Na comparação com a semana anterior, o Sul teve elevação de 800 MWmédios no armazenamento, enquanto houve redução no Sudeste (-610 MWmédios), Nordeste (-100 MWmédios) e Norte (-850 MWmédios).

A carga de energia do Sistema prevista para a próxima semana sofreu elevação de 1.450 MWmédios e ocorre para todos os submercados com exceção do Norte, em razão do aumento do uso de aparelhos de refrigeração causado pelo pelas altas temperaturas previstas para o período.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram