JornalCana

Menor moagem de cana no CS do Brasil preocupa mercado internacional

Trading afirma que a qualidade do teor de açúcar caiu 1,65% na última quinzena

.

A Czarnikow informou nesta quinta-feira (13) que a baixa moagem da cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil é motivo de preocupação para o mercado internacional de açúcar.

Conforme os números apurados na segunda quinzena de abril foram esmagadas somente 29,59 milhões de toneladas cana ante 38,2 milhões de toneladas processadas em mesmo período do ano passado.

Como consequência, a produção de açúcar e etanol também caiu, contabilizando 1,5 milhões de toneladas e 1,3 bilhão de litros, respectivamente. Na temporada passada, na segunda quinzena de abril foram produzidos 2 milhões de toneladas do alimento e 1,6 bilhões de litros de etanol.

A queda no volume processado também se deve ao fato das usinas atrasarem o início da colheita, visto que estiagem prolongada atrapalhou o desenvolvimento dos canaviais.

LEIA MAIS > Moagem da cana apresenta retração de 22,51% em abril

Hoje, estão operando menos 16 usinas do que no mesmo período da safra anterior e para as próximas quinze dias, a UNICA estima que mais 30 usinas entrarão em operação. “Com o menor número de usinas em operação e a baixa produtividade agrícola (TCH), a moagem desta quinzena teve uma retração de 22,51% em relação ao 2S de abril de 2020, ou seja, 29,59 milhões de toneladas de cana foram esmagados o que representa 8,6 milhões de toneladas menos que no ciclo anterior”, afirma a trading.

De acordo com Catarina Junqueira, analista da Czarnikow, nesta quinzena a qualidade do teor de açúcar também foi afetada. O ATR atingiu 116,69 kg / tc, o que representa uma queda de 1,65% em relação à mesma quinzena do ciclo anterior.

“Com os menores níveis de concentração de açúcar na usina e um TCH menor, crescem as preocupações com a oferta de açúcar no Centro-Sul do Brasil. Porém, devemos aguardar o ATR para o próximo quadrimestre, pois isso determinará se a quantidade de sacarose pode ajudar a minimizar os danos em um cenário de menor disponibilidade de cana”, alertou.

Atualmente a trading britânica de alimentos e serviços estima uma moagem de cana-de-açúcar de 558,2 mmt para a safra 21/22 para Região Centro-Sul do Brasil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram