JornalCana

Medidores Virtuais na “Era da Informação”

Informação em tempo real permite atuar em tempo real. Esta atuação e adequação operacional promove resultados a todo o momento, e tais resultados pontuais são os que vão realmente fazer a diferença no somatório do resultado da planta como um todo.

Medidores Virtuais a partir de Simulação On-Line em Processos Sucroenergéticos

Nos dias atuais vivemos na chamada “Era da Informação”, onde a vantagem competitiva de nossos negócios, e até a sua sobrevivência, está baseada na informação e no conhecimento.

Para atingir tal conhecimento são necessários dados de base, ferramentas e equipes, que tenham capacidade de transformar tais dados em informação. Para desta informação partir a estratégia de operação mais rentável.

Esta necessidade tem demandado investimento das Usinas em automação de seus processos e na implantação de sistemas de gestão para tratar tais dados.

No entanto, automatizar por completo uma planta industrial requer um grande investimento material (medidores, atuadores, cabeamento, etc) e humano, difíceis de serem viabilizados em um mercado onde a capacidade de investimento não é tão elevada.

Neste cenário, é necessário ter bastante critério para a tomada decisão de onde investir.

Uma forma de reduzir o gasto com medidores é o uso dos chamados “Medidores Virtuais”. Estes nada mais são do que a obtenção de um dado básico a partir de alguma outra informação existente.

Um bom exemplo da utilização dos Medidores Virtuais em plantas de açúcar e álcool pode ser visto em moendas operadas a vapor. Geralmente as plantas não possuem medidores de consumo de vapor individual e/ou do conjunto de preparo e moenda. A forma tradicional de se obter a informação de consumo individual de vapor em cada turbina demanda a aquisição é a instalação de 7 a 8 medidores de vazão, dependendo da configuração do conjunto.

Alternativamente, utilizando conceitos de engenharia e termodinâmica podemos calcular esta mesma informação a partir dos medidores de temperatura de vapor na saída de cada uma das turbinas.

Com isto tem se a informação da vazão de cada turbina a vapor a partir de um elemento de medição bem mais barato, simples de implementar e de manter do que um medidor de vazão de vapor. Normalmente, o custo da implantação de medidores de temperatura em todo o conjunto (preparo e moenda) equivale a implementar apenas um medidor de vazão em uma das turbinas.

Apesar de factível, esta alternativa demanda esforço contínuo de engenharia. Ou seja, a informação não estará disponível para uso contínuo. Esforço semelhante seria demandado para calcular a eficiência para disponibilizá-la nos sistemas de gestão.

O S-PAA viabiliza esta alternativa, pois durante a execução de simulação e otimização, estes valores referenciados como Medidores Virtuais já são calculados em tempo real.

Além disto, estas informações (vazões, eficiências, etc…) podem voltar também aos supervisórios e estar disponíveis em tempo real aos operadores, disseminando a transformação de dados em informação a toda a planta industrial e em tempo real.

Casos como o da moenda a vapor se repetem por toda a planta, como moagem on-line, consumo de vapor trocadores de calor, eficiência evaporadores, consumo de bagaço caldeiras, etc…

O S-PAA tem a capacidade de gerar Medidores Virtuais para todos os setores da planta industrial e disponibilizar as informações destes instrumentos virtuais até mais facilmente do que se dissemina com os medidores físicos, uma vez que o S-PAA já está originalmente integrado a todos os sistemas das plantas.

O esquema abaixo ilustra como o S-PAA implementa os Medidores Virtuais através de mecanismos de leitura dos dados dos medidores físicos existentes, simulação e disponibilização dos dados calculados (Medidores Virtuais) para os sistemas de informação industrial e de qualidade em tempo real.

 

Informação em tempo real permite atuar em tempo real. Esta atuação e adequação operacional promove resultados a todo o momento, e tais resultados pontuais são os que vão realmente fazer a diferença no somatório do resultado da planta como um todo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram