JornalCana

Leilão A-5: 91 projetos cadastrados com 19,8 GW de capacidade instalada

A Empresa de Pesquisa Energética registrou o cadastro de 91 projetos de geração para o leilão de energia nova A-5, agendado para o dia 30 de abril. Esses empreendimentos somam 19.826 MW de capacidade instalada, sendo que 77,8% originados de 31 térmicas a gás natural que ainda deverão passar pelo processo de habilitação para efetivamente concorrer no certame.

O segundo maior volume de projetos também vem de térmicas, desta vez a carvão, com 2.100 MW divididos entre quatro projetos. As UTEs a biomassa vêm logo a seguir com 22 projetos e 1.161 MW de capacidade, 27 PCHs que somam 477 MW e mais sete UHEs com 649 MW. Destas, apenas a de Itaocara (RJ, 150 MW) e que já participou do último A-5, possui a licença ambiental.

Em comunicado da EPE, o presidente da empresa, Maurício Tolmasquim, destaca que esse volume de térmicas a gás natural mostra que esse tipo de empreendimento confirma seu retorno aos leilões da Aneel. Uma tendência, que segundo ele, já havia sido observada no ano de 2014.

As térmicas a gás que foram cadastradas estão no Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Já as térmicas a carvão estão no Amapá, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O edital do certame será colocado em audiência pública pela Agência Nacional de Energia Elétrica, em reunião extraordinária da diretoria, na próxima sexta-feira, 6.

(Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram