JornalCana

Iveco anuncia apoio à “Declaração do Biometano”

O documento pretende o reconhecimento deste combustível na transição para a descarbonização

(Divulgação)

A Iveco e 27 empresas e organizações da cadeia do biometano apresentaram a “Declaração do Biometano” ao Comissário Europeu da Energia Kadri Simson e defenderam a importância deste gás renovável no “mix” energético para a descarbonização dos setores dos transportes e da indústria.

A “Declaração do Biometano” pretende o reconhecimento deste combustível na transição para a descarbonização, já que é apontado como o gás mais eficaz, acessível, escalável e sustentável que atualmente se encontra disponível.

Os signatários comprometeram-se a aumentar a aplicação do biometano em toda a Europa para pelo menos 350 TWh (35 mil milhões de metros cúbicos) até 2030, o potencial estimado pela Comissão Europeia na análise aprofundada que apoia a comunicação “Planeta Limpo para Todos”.

LEIA MAIS > Cocal lançará no segundo semestre projeto pioneiro no mundo de energia limpa

Na reunião com as 28 maiores empresas e associações europeias, o Comissário Europeu da Energia salientou a importância do gás natural renovável na descarbonização de setores como os transportes, a indústria e o aquecimento residencial, contribuindo para a construção de um sistema energético mais resiliente e a redução da dependência energética.

Os signatários da “Declaração do Biometano” expressaram igualmente o seu desejo de mobilizar a cadeia de valor do biometano para promover os seus benefícios e oportunidades e cooperar com os decisores políticos nacionais e da UE, bem como com outras partes interessadas para assegurar o apoio necessário para uma expansão e utilização deste gás renovável à escala europeia.

“A reunião com o Comissário Europeu Kadri Simson foi muito positiva e mostrou que o caminho da Iveco para se tornar neutra em carbono até 2040 está perfeitamente de acordo com os objetivos e planos de ação da União Europeia”, comentou Giandomenico Fioretti, diretor de Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa da Iveco.

LEIA MAIS > Uso de biocombustíveis em 2021 evitou mais de 24 milhões de toneladas de gases de efeito estufa

Neutralidade até 2040

Pioneira em soluções de transporte sustentável, a Iveco assumiu o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040, isto é, antecipando-se em dez anos aos ambiciosos objetivos da União Europeia sobre neutralidade climática – através da adoção progressiva de uma propulsão alternativa.

A estratégia da Iveco para a descarbonização do transporte pesado contempla um mix energético baseado na missão do cliente e na gama de produtos, assente nas tecnologias do biometano, veículo elétrico a bateria (BEV) e veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV).

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram