Usinas

Inpasa inicia produção na unidade de Dourados após autorização da ANP

Capacidade de produção autorizada é de 1.250 m³/d de etanol hidratado e 1.250 m³/d de etanol anidro

Inpasa inicia produção na unidade de Dourados após autorização da ANP

A Inpasa Agroindustrial registrou nesta quarta-feira, dia 25 de maio, Dia da Indústria, o primeiro carregamento do biocombustível na sua unidade em Dourados – MS, que começou as suas operações nesta segunda-feira (23), após a liberação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A capacidade de produção autorizada é de 1.250 m³/d (metros cúbicos por dia) de etanol hidratado e 1.250 m³/d (metros cúbicos por dia) de etanol anidro.

Com o empreendimento, espera-se um incremento de produção de etanol (hidratado e anidro) no estado da ordem de 8%. Será a primeira unidade a utilizar milho como matéria-prima para produção de etanol em Mato Grosso do Sul.

No ano de 2021, o etanol produzido a partir do milho atingiu 11% da produção total de etanol, o equivalente a mais de três milhões de m3. O etanol de milho é ainda mais expressivo durante o período de entressafra da cana-de-açúcar no centro-sul, atingindo 50% do volume produzido no país nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Segundo dados da ANP relativos ao mês de maio/2022, 10 instalações produtoras de etanol de milho estão em processo de construção no país e três instalações autorizadas estão em processo de ampliação.

LEIA MAIS > VLI registra primeiros embarques da safra de açúcar 2022

Atualmente, existem 10 instalações produtoras de etanol que processam exclusivamente milho, considerando a nova unidade da Inpasa no MS, e outras nove unidades conhecidas com Flex, pois processam tanto cana-de-açúcar quanto milho, principalmente na entressafra.

Estes novos empreendimentos, tanto em construção como em ampliação, terão capacidade de acrescentar quase 5 milhões de litros diários à oferta nacional de etanol hidratado e 3 milhões à oferta de etanol anidro até 2023.

O Brasil conta atualmente com 357 instalações produtoras de etanol autorizadas pela ANP e uma capacidade de produção de 246 milhões de litros diários de etanol hidratado e 133 milhões de litros diários de etanol anidro.

Banner Revistas Mobile