JornalCana

Ingenio San Antonio receberá prêmio internacional Sustainability of the Year

Usina da Nicarágua é reconhecida por práticas inovadoras em sustentabilidade ambiental e socioeconômica

Usina é referência em sustentabilidade

O Ingenio SER San Antonio, da Nicarágua, foi eleito para o MasterCana Award 2019 na categoria Sustainability of the Year. A unidade produtora é referência na indústria açucareira de seu país e na América Latina. Tendo esmagado na safra 2018/19 cerca de 3,8 milhões de toneladas de cana e produzido 335.260 toneladas de açúcar, a usina concentra seus esforços em práticas agrícolas, industriais, ambientais e socioeconômicas que geram resultados significativos e faz dela um modelo premiado de sustentabilidade.

LEIA MAIS > Presidente executivo da boliviana Unagro, Luis Fernando Barbery Paz é eleito Sugar Man of the Year em premiação

Noel Sacasa, diretor agroindustrial da San Antonio receberá o troféu na cerimônia de premiação do MasterCana Award, realizada em conjunto com o MasterCana Brasil 2019, na noite da próxima segunda-feira, 28 de outubro, na Vila Olímpia, em São Paulo, capital.

Realizado desde 1988, o MasterCana é a mais tradicional e isenta premiação, que destaca Quem é Quem no setor sucroenergético. Os eventos MasterCana reúnem representantes de mais de 2/3 da produção brasileira, em momentos de celebração e networking diferenciados.

LEIA MAIS: Categoria inédita reconhece executivos revelação no Prêmio MasterCana Brasil 2019

Reservado a apenas 200 convidados VIPs, o jantar do Prêmio MasterCana Brasil e MasterCana Award tornou-se ponto de encontro entre representantes das usinas e grupos produtores, autoridades, entidades e agentes do mercado, gerando um ambiente exclusivo e intimista favorável para troca de informações, relacionamentos e negócios.

Ingenio é uma das fontes mais importantes de emprego e desenvolvimento para a Nicarágua

Em 1890, juntamente com 4 empreendedores visionários, um comerciante genovês chamado Francisco Alfredo Pellas Canessa fundou a Nicarágua Sugar Estates Limited com o objetivo de organizar uma usina de açúcar de alta produção. Desta forma nasceu o Ingenio San Antonio.

Começou como uma usina de açúcar e, com o tempo, se diversificou, transformando-se em um complexo agroenergético moderno, eficiente e sustentável, altamente competitivo internacionalmente, dedicado à produção e processamento de açúcar, biocombustível, álcool, eletricidade e melaço. É uma das fontes mais importantes de emprego e desenvolvimento para a Nicarágua e seus rendimentos agrícolas e industriais estão entre os mais altos da América Central.

Modelo premiado de sustentabilidade

O Ingenio San Antonio possui um programa inovador de sustentabilidade, que visa garantir boas práticas de trabalho, não apenas industriais, mas também agrícolas, oferecendo serviços de saúde para o campo, fornecendo água potável segura e bebidas isotonicas a todos os seus trabalhadores. Além disso, proporciona espaços físicos para pausas, com sombra, informações sobre saúde laboral, fornecimento e uso adequados de EPIs e um sistema de vigilância contínua para cuidar do estado de saúde dos trabalhadores.

Foco no controle biológico e uso do bagaço

Implementou um sistema de produção limpa, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental, destacando o controle biológico de pragas, que eliminou quase completamente o uso de defensivos. Também aplicou uso de fertilizantes orgânicos no solo, o uso racional de fontes de água através de um sistema de irrigação eficiente, gerenciamento adequado dos efluentes da fábrica, controle de emissões para reduzir os gases de efeito estufa (na safra 2017/18, foi obtida uma economia de 96% dos GEE), uma política de resíduos e reciclagem, bem como um plano de eficiência energética e geração de eletricidade a partir do bagaço da cana que permitiu reduzir o uso do carvão a zero.

LEIA MAIS: Sebastian Budeguer é Business Man Of The Year no MasterCana Award 2019

Processos ambientais auditados e certificados

Os sistemas e processos de San Antonio são auditados e certificados sob parâmetros e padrões estabelecidos por instituições globais e independentes. A Ingenio San Antonio possui várias certificações internacionais, entre as quais: o Sistema de Gestão da Qualidade: ISO9001; o Sistema de Gerenciamento de Segurança Alimentar: HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle); o Sistema de Gerenciamento de Segurança de Alimentos: FSSC22000 (Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos); e o Sistema de Gerenciamento de Segurança Alimentar da Comunidade Judaica: OK KOSHER. Possui também a certificação EPA RFS2 (Padrão de Combustível Renovável nº 2); o Sistema de Gerenciamento de Sustentabilidade, ISCC (International System Certification & Carbon), OHSAS 18001 (Sistemas de Segurança e Saúde Ocupacional), HALAL e FDA.

Em 2016, obteve a certificação Bonsucro, sendo a primeira usina na Nicarágua a ter um padrão que promove a sustentabilidade do setor sucroalcooleiro e, em 2017, foi certificado Fair Trade; tornando-se a primeira usina em todo o mundo a ter as duas certificações.

No século XXI temos que produzir açúcar de maneira sustentável, implementando, na medida do possível, as melhores práticas profissionais, o que significa não nos limitarmos apenas ao que nossos códigos ou leis trabalhistas estabelecem.

Carlos Pellas, presidente do Ingenio San Antonio

Pioneiro em Responsabilidade Social e Ambiental

O Ingenio San Antonio é pioneiro em Responsabilidade Social Corporativa. Em 1911, ele contratou os serviços médicos do Dr. Santiago Jiménez para atender às necessidades de saúde de sua equipe. Em 1913, ele estabeleceu a primeira escola maternal totalmente gratuita para os filhos dos trabalhadores. Nos anos 60 do século passado, foi a primeira empresa na Nicarágua a trazer segurança social para o campo.

Em aspectos ambientais, além de cumprir as normas do Bonsucro, do Banco Mundial e das leis ambientais da Nicarágua, o Ingenio San Antonio implementa uma variedade de ações para proteger os ecossistemas e reduzir sua pegada de carbono.

A empresa se concentra na preservação de fontes de água e no reflorestamento de áreas estratégicas, como áreas de recarga de água. Nos últimos 14 anos, desenvolveu um programa de reflorestamento que significou o plantio de mais de 700 mil espécies nativas em terrenos baldios e margens de rios. Possui importantes programas de reciclagem de plástico, sucata, papelão, entre outros.

Salários competitivos; profissionais qualificados

Além de salários altamente competitivos, os funcionários da Ingenio San Antonio obtêm benefícios que vão além do que é ditado pelas leis trabalhistas locais. A Faculdade Modelo de Ingenio San Antonio, fundada há mais de 50 anos, oferece educação gratuita e possui excelentes níveis de qualidade educacional. Também digno de nota é o Hospital Alfredo Pellas Chamorro, construído em 1958, que fornece serviços de saúde gratuitos que excedem o estabelecido na Previdência Social da Nicarágua, tanto em suas instalações quanto nas clínicas móveis que atendem o campo. Anualmente, mais de 9000 pessoas são beneficiadas.

Gestão competente alcança comunidade local

O Ingenio San Antonio sempre se caracterizou por ter um relacionamento próximo com as comunidades do entorno, realizando investimentos notáveis ​​que promovem seu desenvolvimento e bem-estar, tais como: apoio aos centros de saúde nas áreas de influência, reforma e construção de escolas , parques, pontes, obras de eletrificação e saneamento, reparo de ruas e estradas, etc. São fornecidos materiais escolares para crianças e jovens das escolas da região; são realizados dias gratuitos de saúde que beneficiam milhares de residentes. As cadeias de valor associadas ao Ingenio envolvem centenas de fornecedores de cana e vários insumos, transportadores, oficinas, empresas de serviços, etc.

Evento terá presença de mais de 30 grupos, usinas e entidades

O tradicional Prêmio MasterCana Brasil e MasterCana Award 2019 conta com a presença confirmada do C Level de mais de 30 grupos, usinas e entidades do setor, dentre as quais: Adecoagro, Atvos, Bevap, BioAroeira, Biosev, BP, Bunge, Cerradinho Bio, Cevasa, Clealco, Cofco, Coruripe, Dacalda, Guabirá (Bolívia), Guaíra, GVO, Inpasa (Brasil e Paraguai), La Florida (Argentina), Leales (Argentina), Novabio, Pedra Agroindustrial, Pitangueiras, São Luiz (Ourinhos), São Martinho, SER San Antonio (Nicarágua), Sindalcool-MT, Sifaeg, SJC Bioenergia, Tereos, UDOP, Unagro (Bolívia), USJ, WD Agroindustrial e Zilor.

Confira a seguir a lista completa das personalidades, executivos, grupos e usinas que serão laureadas:

Vencedores do MasterCana Award

CEO Of The Year — Mario Lindenhayn – BP Biofuels

Business Man of The Year — Sebastian Budeguer

Ethanol Man of the Year — Plinio Nastari – Datagro, Brazil

Sugar Man of the Year – Luis Fernando Barbery Paz

Sugar Mill of the Year — Ingenio La Florida, Grupo Los Balcanes, Argentina

Ethanol Distillery Of the Year — Ingenio Guabirá – Bolívia

Sustainability of the Year — Ingenio SER San Antonio, Grupo Pellas, Nicarágua

Trading of the Year — COFCO

Vencedores do MasterCana Brasil

Empresária do Ano — Maria Carolina Ometto Fontanari, diretora vice-presidente do Grupo USJ

Executivo do Ano — Geovane Dilkin Consul, vice-presidente de açúcar e bioenergia da Bunge South America

Quem é Quem no Setor — Márcio Gotlib

Quem é Quem no Setor – Henrique Vianna de Amorim, presidente do Conselho da Fermentec

Executivo Revelação — Beatriz Quagliato, diretora de Suprimentos e Sustentabilidade da Usina São Luiz, de Ourinhos

Executivo Revelação — Gabriel Feres Junqueira, diretor presidente da Bioenergética Aroeira

Executivo Revelação — Rodrigo Corrêa de Arruda, diretor superintendente da Usina Dacalda

Profissional do Ano — Gestão de Pessoas — César Augusto Bresciani, diretor Gente & Gestão da Bunge Açúcar & Bioenergia

Profissional do Ano – Gestão Industrial — Fernando Cullen Sampaio, assessor de tecnologia industrial da São Martinho

Profissional do Ano – Gestão Agrícola — Carlos Daniel Berro Filho, Diretor Agrícola da Biosev

Destaque Institucional — Novabio

Destaque Institucional — Udop

Usina do Ano – ESTRATÉGIA EMPRESARIAL — Bevap Bioenergia

Usina do Ano – ADMINISTRAÇÃO & FINANÇAS – Gestão — Bevap Bioenergia

Usina do Ano – ADMINISTRAÇÃO & FINANÇAS – Performance — Clealco Açúcar e Álcool

Usina do Ano – RECURSOS HUMANOS – Gestão — Usina Cevasa

Usina do Ano – SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO – Gestão – Usina Coruripe

Usina do Ano – SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE – Gestão – Tereos Açúcar & Energia Brasil

Usina do Ano – SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE – Tecnologia & Inovação — Usina Pitangueiras

Usina do Ano – ÁREA INDUSTRIAL – Performance — Usina Pitangueiras

Usina do Ano – ÁREA INDUSTRIAL – Gestão — WD Agroindustrial

Usina do Ano – ÁREA INDUSTRIAL – Tecnologia & Inovação – SJC Bioenergia

Usina do Ano – BIOELETRICIDADE – Gestão – SJC Bioenergia – Usina Rio Dourado

Usina do Ano – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – Gestão — Usina Pitangueiras

Usina do Ano – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – Tecnologia & Inovação – Adecoagro

Usina do Ano – PRODUÇÃO DE AÇÚCAR – Gestão — Bevap Bioenergia

Usina do Ano – PRODUÇÃO DE ETANOL – Tecnologia & Inovação — Inpasa

Usina do Ano – PRODUÇÃO DE ETANOL – Performance — Usina Cevasa

Usina do Ano – ÁREA AGRÍCOLA – Gestão — Cerradinho Bio

Usina do Ano – ÁREA AGRÍCOLA – Tecnologia & Inovação — Usina Açucareira Guaíra

Usina do Ano – ÁREA AGRÍCOLA – Performance — Bevap Bioenergia

Usina do Ano – AUTOMOTIVA E LOGÍSTICA AGRÍCOLA – Tecnologia & Inovação — Usina Açucareira Guaíra

Usina do Ano – AUTOMOTIVA E LOGÍSTICA AGRÍCOLA – Gestão — Usina Pitangueiras

Usina do Ano – AUTOMOTIVA E LOGÍSTICA AGRÍCOLA – Performance — Usina Cevasa

Usina do Ano – MANEJO E TRATOS CULTURAIS – Gestão – BP Biocombustíveis

Usina do Ano – MANEJO E TRATOS CULTURAIS – Tecnologia & Inovação – Tereos Açúcar & Energia Brasil

Usina do Ano – Parcerias Agrícolas – Atvos

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram