JornalCana

Grupo de pequenos produtores da Socicana recebem a Certificação RSB no Brasil

A Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba – Socicana, recebeu a certificação da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB). A certificação RSB é parte do projeto “Cana Sustentável”, desenvolvido com apoio da RSB e suporte do programa Boeing Corporate Citizenship. A certificação RSB incluiu um grupo de 17 pequenos produtores, representando uma área de 466,62 ha de plantações de cana-de-açúcar.

Por meio desse projeto, foi oferecida aos participantes uma estrutura abrangente para alcançar os objetivos de sustentabilidade e as demandas dos clientes; melhorar os procedimentos internos da Socicana e reconhecer, por meio da certificação RSB, as boas práticas desenvolvidas pelos agricultores.

Tudo isso reforça a importância do padrão RSB como uma ferramenta para “traduzir” os objetivos do desenvolvimento sustentável em práticas adotadas por todos os produtores ao longo da cadeia de fornecimento, incluindo aqueles de pequena escala e da agricultura familiar.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Socicana nesse importante projeto. As ações fazem parte do Programa de Pequenos Produtores da RSB, que visa melhorar as condições de vida e incentivar boas práticas entre os produtores de pequena escala”, disse Rolf Hogan, Diretor Executivo da RSB.

“Foi uma excelente experiência para identificarmos as necessidades e as oportunidades relacionadas ao pequeno produtor de cana de açúcar. O projeto “Cana Sustentável” promove uma melhor gestão da propriedade rural, conduzindo a uma maior participação de agricultores familiares em cadeias de produção sustentáveis.”

“Esta iniciativa impactou no comportamento de nossos associados. Os produtores viram que é possível produzir cana-de-açúcar de forma sustentável”, comentou José Guilherme Nogueira, Superintendente da Socicana. “A participação da RSB no processo foi essencial, uma vez que antes de nossa parceria não tínhamos nenhum protocolo de certificação voltado aos pequenos produtores. A equipe de experts da RSB não mediu esforços para oferecer orientação e suporte aos profissionais da Socicana, para que pudéssemos implementar os padrões junto aos participantes do grupo”

“A nossa intenção é trazer mais produtores interessados na certificação de matéria-prima e buscar sua inclusão nos protocolos internacionais”, disse Bruno Rangel Geraldo Martins, Presidente da Socicana. “Já temos a percepção de que os nossos associados estão considerando suas atividades de uma outra forma e melhorando as suas práticas. Portanto, temos papel fundamental para que eles sejam reconhecidos e certificados”.

Essa segunda certificação RSB de produtores de cana-de-açúcar no Brasil (a primeira foi a certificação da Assobari em Setembro de 2016) foi possível com o suporte do Boeing Corporate Citizenship Program, que está apoiando a certificação de pequenos produtores no Brasil e na África do Sul.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram