JornalCana

GranBio obtém US$ 730.000 de Fundação dos EUA para desenvolver tecnologia de Nanocelulose

Essa tecnologia permitirá a substituição parcial do Carbon Black (Negro de Fumo) e sílica

Subsidiária americana da GranBio S.A., anuncia o recebimento de US$ 730.000 em subvenção da Fundação do Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos EUA para desenvolver a sua tecnologia de Compósito de Dispersão de Nanocelulose (NDC™) para borracha para pneus em protótipo para testes de estrada.

O avanço da tecnologia NDC é o resultado de um programa de 4 anos de desenvolvimento conjunto entre a Birla Carbon e GranBio, projetado para atender às crescentes demandas de sustentabilidade da indústria de pneus rumo ao compromisso NET ZERO (emissões zero), a partir do aprimoramento da resistência ao rolamento do pneu e melhoria da economia de combustível veicular, permitindo a incorporação de nanocelulose sustentável e bio-derivada em compostos comerciais de borracha substituindo parcialmente Carbon Black (Negro de Fumo) e sílica.

Com parte do financiamento as duas empresas deverão demonstrar um escalonamento contínuo da produção do “masterbatch” (compósito) de NDC na Biorefinaria da GranBio em Thomaston, na Geórgia, EUA, para testes antecipados de produção em larga escala de pneus e borrachas mecânicas por parceiros globais.

John Loudermilk

Já o restante dos recursos será destinado na prepararão de um pacote de engenharia, análise de mercado e modelagem financeira para a primeira fábrica comercial de NDC, esperada para 2025.

LEIA MAIS > 2021 mostrou mais uma vez a resiliência do setor bioenergético
Bernardo Gradin

“O projeto da NDC demonstra como a Birla Carbon continua a impulsionar a inovação em sustentabilidade, apoiando nossas ambições e as de nossos clientes”, disse John Loudermilk, CEO da Birla Carbon. “A parceria com a GranBio nos permite ‘Compartilhar a Força’ da nossa aspiração em alcançar emissões líquidas de carbono zero na indústria, incluindo o desenvolvimento de novos materiais a partir da biomassa”.

Para o CEO da GranBio, Bernardo Gradin “o NDC é um exemplo fundamental da missão da GranBio em oferecer soluções para “Habilitar o Net Zero™”, através do desenvolvimento e implantação de tecnologias sustentáveis baseadas em biomassa, nos setores de biocombustíveis, bioquímicos e biomateriais avançados. A parceria com a Birla Carbon materializa uma estratégia comum para permitir a emissão líquida zero de carbono nos pneus e na cadeia de valor automotivo”.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram