JornalCana

Gestores aprendem como reduzir perdas industriais

Colaborador em área industrial de usina — Foto: Alessandro Reis

Por sua relevância e impacto direto na lucratividade da empresa, as perdas industriais têm despertado a atenção de executivos e gestores das usinas.

Dentre os 8 tipos de perdas na indústria de açúcar e álcool, algumas são inerentes ao processo, considerando as tecnologias atualmente em uso nas usinas.

Leia mais: Diretor do ITC explica como triplicar produção utilizando a mesma cana-de-açúcar

Cullen, especialista em gerenciamento de perdas

Contudo, há grandes oportunidades para se reduzir as perdas do tipo ‘Recuperação’, que são as perdas determinadas e indeterminadas de açúcar no processo em relação ao ART disponível na matéria-prima. “Com a adoção de procedimentos operacionais e de gestão, é possível reduzir significativamente as perdas de Recuperação, as quais chegam a representar R$ 5,5 milhões por cada percentual reduzido em uma usina com moagem de 2,5 milhões de toneladas de cana/safra. Isto considerando uma ART % cana de 15,50% e um preço Unicop de R$ 75,00 a saca”, informa o especialista Fernando Cullen Sampaio.

Leia mais: [Lucro financeiro] Tecnólogo explica o impacto do custo industrial na receita da usina

Aliás, exatamente para compartilhar os “Pontos relevantes e controles no gerenciamento de perdas no processo industrial”, a ProCana Sinatub convidou Fernando Cullen Sampaio, consultor especialista na área que possui ampla experiência em pesquisa, gestão, orientação, treinamento e diversos cases práticos em usinas e grandes grupos do setor.

Leia mais: Especialista explica como fazer melhor aproveitamento da palha da cana-de-açúcar

Cullen Sampaio vai apresentar uma palestra magna, com duração de 2 horas, no Curso de Gestão, Perdas e Gestão Industrial que vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 17/05, em Sertãozinho, SP.

Este assunto também será apresentado pelo Gerente de Processos Industriais e Qualidade da Cofco Agri, Junior Cesar dos Santos, o qual apresentará o case bem-sucedido na “Gestão da Rotina no controle das Perdas Industriais” implementada no Grupo.

No dia seguinte, quinta-feira, dia 18/05, também acontecerá o Curso de Diversificação e Máximo Aproveitamento Agroindustrial, realizado pela ProCana Sinatub e com a presença confirmada de dezenas de executivos e gestores de usinas.

Mais informações: www.sinatub.com.br

Rose@procana.com.br – 16 3512.4300

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram