JornalCana

Gestor da Bevap explica como o uso da Big Data contribui para bater recordes na indústria

Fábio Ramos é especialista em Usina 4.0 e foi eleito Executivo de TI do Ano pelo IT Forum

Big Data contribui para safra recorde na Bevap Bioenergia

A análise de dados já faz parte da rotina de negócios de várias áreas das usinas de cana. Essa é uma estratégia que ajuda a otimizar processos e a entender padrões de comportamento do mercado para tornar os subprodutos da cana-de-açúcar mais lucrativos. Só que o número de informações disponíveis nunca foi tão grande, e a cada dia fica mais inviável realizar essa tarefa manualmente. É aí que entra uma tecnologia importante: a Big Data.

Mas, você sabe, de fato, o que é Big Data?

De forma geral, podemos dizer que Big Data é uma tecnologia que permite o processamento de informações com alto desempenho e disponibilidade. São ferramentas digitais que tornam a coleta, o processamento e a visualização de dados mais simples, padronizadas e eficazes. Assim, os gestores podem entender com mais clareza as tendências e os padrões para organizar a estratégia de negócios de uma usina.

DESTAQUE > Como a Usina Pitangueiras usa inteligência artificial para otimizar a extração na moenda
Fábio Ramos, da Bevap. Eleito Executivo de TI do Ano pela IT Forum X

Na Bevap Bioenergia — uma das usinas pioneiras em transformar sua indústria em Usina 4.0, por exemplo, o gestor executivo Fábio Ramos explica como o uso de Big Data contribui para bater recordes na indústria. “A tecnologia Big Data serve para gerar valor para os negócios a partir da análise e interpretação de dados em uma velocidade nunca antes vista. O que inclui dados-não estruturados, ou seja, que não têm nenhuma relação e estrutura definida”, explica Ramos. 

SAIBA MAIS > Já sabe o que é Usina 4.0? Gestores de usinas explicam

O gestor, garante que a utilização da tecnologia tem sido fundamental para os bons resultados que a unidade produtora tem alcançado. A usina vem colecionando safras recordes nos últimos anos. O gestor executivo da Usina Bevap, Fábio André Ramos, é um dos principais especialistas em transformação digital de uma planta em Industria 4.0 no setor sucroenergético — foi eleito em 2020 pelo segundo ano consecutivo como Executivo de TI do Ano. pela IT Forum X.

Especialistas apresentam ao vivo detalhes sobre a transformação digital da indústria sucroenergética

Ramos trará mais detalhes sobre como o uso de Big Data contribui para bater recordes na indústria durante o Webinar JornalCana USINA 4.0 – A Transformação Digital da Indústria será transmitido. O evento online foi transmitido Ao Vivo pelo YouTube do JornalCana dia 8 de Julho às 18:30, no horário de Brasília.

Confira os gestores de usinas que estarão presentes no Webinar Jornalcana

Além do profissional Fábio Ramos estiveram presentes:

  • Alexandre Menezes, gerente de divisão industrial do Grupo Pedra Agroindustrial;
  • Heberson Martins, Geração de Energia e Novos Projetos em Elétrica e Automação da Adecoagro
  • João Henrique de Andrade, diretor vice-presidente da Usina Pitangueiras e
  • Nelson Nakamura, engenheiro mecânico com pós-graduação em produção, especialização em engenharia química e PhD em administração de empresas e diretor da Soteica do Brasil.
Assista na íntegra

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram