JornalCana

Gestão da mudança: veja os fatores mais importantes na transformação digital de uma usina de cana

Autor do livro "Luz, Câmera e Gestão” aponta o caminha para chancelar os resultados e a rentabilidade

Consultor informa quais os fatores mais importantes no processo de transformação digital de uma usina

Um dos principais desafios para as usinas na era digital é se manterem competitivas e sustentáveis tendo que lidar com as novas tecnologias e processos que surgem constantemente e mudam completamente o ecossistema profissional. A solução para esta dificuldade é a gestão da mudança.

LEIA MAIS > Cases mostram como maximizar produção de açúcar, etanol e bioeletricidade

Esse processo, desenvolve uma cultura voltada para adaptar os colaboradores da usina às exigências necessárias impostas pela transformação digital garantindo que a unidade produtora encontre no final desse processo seu maior objetivo, que é a rentabilidade financeira. 

LEIA MAIS > Copersucar realiza maior embarque de açúcar na história do Brasil

Genesio Lemos Couto, consultor e Conselheiro Empresarial, autor do livro “Luz, Câmera e Gestão”, comenta que geralmente os profissionais responsáveis pela gestão da mudança ainda não conceberam todos os pontos de complexidade que envolvem esse processo. “Falta uma visão clara de todo o ecossistema relacionado à transformação digital. Geralmente a atenção é mais voltada aos processos e à tecnologia embarcada para desenvolver esse processo. Mas a gestão da mudança para a transformação digital vai além disso”, alerta Couto.

Segundo ele, para o sucesso da gestão da mudança é preciso segmentar as gerações envolvidas e definir papéis claros das instituições e áreas envolvidas – fornecedores, plataformas e empresas. Couto elenca 4 etapas fundamentais que devem ser consideradas nesse processo intituladas da seguinte forma:

  1. A inovação elimina a raiz da fossilização do profissional – a acomodação.
  2. A Transformação Digital: antes do benefício, o choque.
  3. Gestão da Mudança: a convivência e as armadilhas.
  4. Rentabilidade e Resultado chancelado para as Usinas.

O consultor, com vasta experiência profissional em usinas de cana, explicará cada uma dessas etapas baseadas em um case recente realizado em um grupo bioenergético. A apresentação será na próxima quarta-feira, 1/9, às 19h, durante o Webinar JornalCana que terá como tema PESSOAS & TECNOLOGIA – A Jornada das Usinas na Transformação Digital e Gestão da Mudança.

Além de Couto, o painel terá as presenças de Beatriz Resende, consultora organizacional e conselheira de carreira na Dra. Empresa e Josias Messias, diretor da ProCana Brasil.  

Para participar gratuitamente, basta fazer sua inscrição em: https://jornalcana.com.br/webinar.

Patrocínio:
  • AxiAgro – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, sua usina merece muito mais do que computador de bordo e telemetria, merece inteligência e conectividade sem limites!
  • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram