JornalCana

Gatua discute controladoria nas empresas

O 9º Congresso Anual do Gatua 2013, iniciado ontem 24 de outubro e termina hoje, 25 de outubro, no JP Hotel em Ribeirão Preto, SP, reúne várias empresas e profissionais da área de TI das unidades de açúcar, etanol e bioenergia do país.

Dentre os temas apresentados estão a relação entre TI e controller dentro das empresas, a necessidade de evolução intelectual do profissional e como a tecnologia pode auxiliar a controladoria na tomada de decisões, por exemplo.

Na segunda parte do dia, um painel com o tema “O papel da controladoria no processo de mudança organizacional e o perfil do profissional dessa área” movimentou o evento e teve a participação de especialistas da área como Marcos Tulio Bullio, Eduardo Toreli, Tarcisio Mascarim, Renato Fazzolari e Moacir Ferreira Teixeira.

Um ponto recorrente nos debates foi o fato dos donos das empresas nem sempre reconhecerem a real importância da controladoria dentro delas.

O professor Marcos Tulio Bullio, ilustrou bem essa situação, quando lembrou que empresários já lhe disseram que tem controle de suas empresas mas não necessariamente tem planejamento estruturado.

“O papel da controladoria é otimizar a gestão econômica. Muitas pessoas dizem que controlam tudo dentro de suas empresas mas admitem que não fazem planejamento. Sempre digo a elas que não existe controle sem que haja planejamento, um está intimamente ligado ao outro. E lembrando que havendo planejamento sem controle também não se chega a lugar algum”, explicou Bullio.

img8891

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram