JornalCana

Frente Parlamentar de Economia Verde debate inclusão do biometano no REIDI

MME participou da reunião comandada pelo deputado Arnaldo Jardim

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, no último dia 18, de debate sobre “Corredores Sustentáveis: Inserção do Biometano no Transporte Pesado de Cargas” promovido pela Frente Parlamentar de Economia Verde.

A mesa, coordenada pelo deputado federal Arnaldo Jardim, contou com a participação da secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços do Ministério da Economia (ME), Glenda Lustosa.

O secretário-adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, falou sobre a importância da inclusão do biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), o que suspende a cobrança do PIS e Cofins para aquisição de equipamentos. Além disso, destacou que esses investimentos aumentam a oferta do produto, possibilitando a inserção no transporte pesado de cargas.

LEIA MAIS > Neomille recebe licença ambiental para instalação da planta industrial em Maracaju – MS

O secretário destacou a manutenção da liderança do Brasil na transição energética, com participação fundamental da bioenergia. “O Brasil pode ser o primeiro país do mundo a ter uma legislação de avaliação da mobilidade sustentável de baixo carbono, com análise de ciclo de vida do poço à roda, que leva também em consideração a etapa de geração de energia”, disse.

Segundo o secretário, para isso acontecer, é necessário integrar as políticas do RenovaBio ao Rota 2030, como previsto no projeto de lei do Programa Combustível do Futuro proposto pelo Poder Executivo.

Também participaram do evento o secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cléber Soares, o diretor da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Marcelo Mendonça, o representante da Associação Brasileira do Biogás (Abiogas), Tamar Roitman, entre outros.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram