JornalCana

FIM DE UMA ERA

Após a Nova América, administradora da antiga refinaria da Companhia de Açúcar e Café União, anunciar sua saída da cidade e desativar a unidade de Limeira, ela conclui as atividades no município literalmente. Mais uma prova da perda dessa indústria no município foi constatada ontem com a retirada dos letreiros da “União” da fachada do prédio.

Para quem acompanhou a trajetória de mais de 50 anos dessa unidade de refinaria na cidade, a cena entristece. A partir da desocupação total do imóvel, famílias que foram sustentadas através do emprego gerado pela União em Limeira, autoridades e demais munícipes que estavam acostumados com a paisagem ficam somente com a lembrança.

O imóvel onde estava instalada a União de Limeira deverá permanecer vazio. E mais do que observar um prédio industrial improdutivo, ocioso, é perder ainda a contribuição fiscal. A refinaria era uma das mais fortes contribuintes de impostos como o ICMS ao município, segundo a Prefeitura.

GUINDASTE

Um guindaste fazia a retirada dos letreiros no período da manhã e a reportagem flagrou a cena. Ficaram as marcas das letras, que simbolizaram progresso e significaram o sustento de muitos limeirenses.

Para quem observa agora, o aspecto já é de abandono e a sensação de muitos, invariavelmente é de perda. Viadutos como o Jânio Quadros, que mostrava esse cenário também perdeu a visão industrial de Limeira – que já foi intitulada de capital da laranja, da indústria e agora é da jóia folheada – setor que vem apresentando dificuldades e considerado em estado de crise.

A Nova América, administradora da antiga refinaria da Companhia de Açúcar União, iniciou no ano passado as demissões após divulgar oficialmente sua saída da cidade. A indústria alega que não houve acordo no pedido de redução dos impostos como o ICMS. E atribuiu ao Estado e ao município no âmbito político, a culpa pela falta de uma resposta a respeito das negociações que poderiam contribuir para sua permanência na cidade.

A Nova América já havia demitido funcionários no ano passado, mas em março desse ano iniciou a demissão de outros 400. O açúcar que era refinado em Limeira passa a ser industrializado em Tarumã, situada na região de Marília, no Estado de São Paulo.

O NEGÓCIO

Em março de 2005 a União anunciou o negócio com a Nova América. As duas empresas celebraram também uma parceria comercial. Segundo o comunicado na época, a Copersucar (União) prestaria serviço de refino para a Nova América a partir da unidade de Limeira. O fato indicava que a fábrica local, conhecida como União, continuaria em Limeira.

Na transação, estimada pelo mercado em R$ 80 milhões, a Nova América adquiriu todos os produtos União, além das marcas Duçula, Neve, Cristalçúcar, Doçúcar, Glaçúcar e Único. Também foram vendidas as unidades industriais dos municípios de Piedade (RJ) e Sertãozinho (SP). (BL)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram