JornalCana

Ferrovia ligando Brasil ao Pacífico custaria US$ 60 bi

O ambicioso projeto de uma ferrovia ligando o Brasil à costa pacífica do Peru, proposto pela China em 2015, custaria cerca de 60 bilhões de dólares, declarou nesta quinta-feira o ministro peruano dos Transportes, Martín Vizcarra.

“Como não querer um trem que una a nossa costa aos portos do Atlântico no Brasil?! Mas nos chama a atenção o custo preliminar informado pela China: 60 bilhões de dólares” – disse Vizcarra à rádio RPP a partir da China, onde acompanha o presidente Pedro Pablo Kuczynski em viagem oficial.

Vizcarra estimou que o projeto requer um estudo mais detalhado sobre os benefícios e a rentabilidade que poderá gerar. “Não significa que não vamos fazer, e sim que é preciso aprofundar mais porque dos 60 bilhões, 35 bilhões serão investidos no território peruano”.

“Estamos conversando tanto com as autoridades do Estado como com a empresa que realizou o estudo (a estatal China Railway Group). É preciso avaliar melhor a demanda, custos, rotas, para ver se é realmente viável. Com 35 bilhões de dólares é possível fazer muitos projetos em benefício da população.

Em uma visita a Brasil e Peru no ano passado, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, defendeu o projeto, que permitirá agilizar o transporte dos produtos brasileiros para os mercados da Ásia.

Fonte: (AFP)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram