JornalCana

FAESP/SENAR-SP e CNA lançam Centro de Excelência em Cana-de-Açúcar

Instituição desenvolverá novas tecnologias para o setor bioenergético

O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço de Aprendizagem Rural (FAESP/SENAR-SP) lançou na quinta-feira, dia 28, na Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a pedra fundamental do Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar. A instituição, que propiciará o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor, é uma parceria da Federação com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o SENAR. O local de funcionamento será o Centro de Treinamento do SENAR-SP, em Ribeirão Preto.

O lançamento ocorreu no estande da FAESP/SENAR-SP na Agrishow. “A cidade é ideal para o funcionamento do novo organismo, pois é um grande cluster de cana-de-açúcar e agrega o que há de mais moderno na área no país”, afirma o presidente da Federação, Fábio de Salles Meirelles.

A pedra fundamental foi lançada pelo vice-presidente da FAESP e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso de Salles Meirelles, Daniel Carrara, diretor-geral do SENAR, Mario Antonio Biral, superintendente do SENAR-SP, André Sanches ,diretor-geral da Faculdade CNA, Francisco Maturro, presidente da Agrishow e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o prefeito de Ribeirão Preto Duarte Nogueira, e Maurilio Biagi Filho, presidente de honra da Agrishow.

“Quero agradecer a CNA por esse momento histórico para todo o estado de São Paulo e do país como um todo. Com o Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar nós poderemos levar mais qualidade de vida para milhares de famílias, além de poder beneficiar milhares de produtores rurais e em, consequência ,toda a cadeia produtiva e a comunidade em geral”, disse Tirso Meirelles.

LEIA MAIS > Conab estima aumento na moagem de cana na safra 2022/23

“A CNA e o SENAR nacional, em parceria com o FAESP / SENAR-SP investirá cerca de R$15 milhões neste projeto, que poderá gerar mais de 2 mil empregos por meio da colocação no mercado de trabalho dos jovens que ingressarão no ensino profissionalizante e na faculdade CNA”, disse Daniel Carrara.

“O Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar será de vital importância para a valorização de uma cultura que ainda temos que evidenciar muito mais todos os seus benefícios. A cana é o presente e o futuro desse país, e os vários produtos derivados dela são de vital importância” disse Maurilio Biagi Filho.

Francisco Matturro disse que foi impressionado com a dimensão do Centro de Excelência da Cana e colocou à disposição toda a tecnologia do IAC e dos técnicos do estado para a instituição.

LEIA MAIS > Bevap Bioenergia tem um novo CEO

Os Centros de Excelência são unidades de ensino do Senar, organizados por cadeia produtiva, que formam uma rede integrada de ensino responsável pela tarefa de disseminar o conhecimento, nacionalmente. Além de contribuir para a competitividade e o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro, promove o desenvolvimento econômico e social da região, com geração de emprego e renda.

O modelo estratégico envolve as ofertas de educação Profissional Técnica de nível médio e Superior de Tecnologia, nas modalidades de ensino presencial e a distância; assistência técnica e gerencial.

Infraestrutura diferenciada

De acordo com o gerente técnico do SENAR-SP, Jair Kaczinski, Ribeirão já é um grande polo produtor e tecnológico de cana-de-açúcar e o Centro de Excelência reforçará ainda mais essa posição. “A Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola no Brasil, é o local ideal para oficializarmos esta importante iniciativa”, ressalta ele. A previsão é de que de que o órgão comece a funcionar em dois anos, prevê o gerente técnico.

Dividido em oito blocos modulares, o Centro contará com uma infraestrutura moderna, projetada para garantir conforto e acessibilidade às atividades educacionais, de forma sustentável. O Centro será dotado de salas de aula, laboratórios de informática, laboratórios didáticos, biblioteca, área de convivência, auditório, pavilhão multiuso para aulas práticas, entre outros espaços.

O profissional formado pelo Senar poderá atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.

LEIA MAIS > Evento de abertura de safra da Caninha 51 foca na maximização de suas operações

No Centro de Excelência em Cana-de-Açúcar os cursos de educação profissional ofertados pelo Senar apresentarão um itinerário formativo, para que os estudantes percebam as possibilidades de trilhar uma trajetória de educação profissional, organizando-se para participar desde as qualificações até a graduação tecnológica. Nesse formato, as pessoas podem ampliar os conhecimentos e a escolaridade em uma evolução gradual.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram