JornalCana

Estudo sobre fim da “Moagem Fantasma” é destaque em evento

O estudo intitulado “O Fim da Moagem Fantasma” apresentado por Ramon Orlando Villarreal, engenheiro açucareiro da Sugar & Ethanol Consultants, durante o 7º Sinatub Fabricação de Açúcar, em 21 de novembro em Ribeirão Preto (SP) repercutiu junto aos participantes, graças aos resultados positivos que a eliminação deste problema pode trazer à eficiência industrial.

De acordo com o estudo, a eliminação da “moagem fantasma” aumenta a eficiência da fábrica de açúcar, recupera o máximo de sacarose e mantêm a pureza de mel final baixa. Além disso, é possível maximizar a produção de etanol com mais caldo para a destilaria, aumentando a moagem e o produto final com baixo custo. “Quando se opta pelo melhor esgotamento do mel adquire-se balanço de massa adequado, o uso de energia e custo de produção tanto do açúcar quanto do etanol são menores”, afirma Ibañes.

O resultado desta escolha é que que a baixa eficiência gera um problema chamado “Moagem Fantasma”, que traz perdas indeterminadas, restringe a moagem e aumenta o custo de produção. É o que afirma um estudo produzido por Javier Manuel Ibañez, consultor da Sugar & Ethanol Consultants.

Ele conta que estes resultados foram observados na prática em uma usina paulista que iniciou a safra com a meta de 22.000 TCD (toneladas de cana por dia), moagem que comprometia o volume total de matéria-prima a ser processada na safra, e que após eliminar a Moagem Fantasma conseguiu elevar a quantidade de TCD. “Corrigidos os desvios, a unidade saltou de 22.000 para 26.000 TCD, produzindo 1.200 metros cúbicos de etanol e 35 mil sacas de açúcar por dia”.

Em suma, o especialista explica que para evitar a Moagem Fantasma é necessário identificar suas causas e racionalizar os procedimentos nas seguintes operações: preparação da semente; controle de cristalização; condições de trabalho, vapor, vácuo, temperatura, instrumentação; ajustes tempo de operação em centrifugas; approach no descarregador e, finalmente, encontrar equilíbrio entre balanços de massa e energia com a moagem e instalações da unidade.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram