JornalCana

Estudo do Rabobank sugere duas propostas para socorrer usinas

Soluções foram avaliadas pelo RaboResearch, braço de pesquisa do banco

Andy Duff, do Rabobank durante palestra em evento do setor

Estudo divulgado pelo Rabobank nesta segunda (20) aponta duas medidas que podem mitigar os prejuízos decorrentes da crise estabelecida pela Covid-19 e queda dos preços do petróleo.

LEIA MAIS > “Temos um terço do setor em recuperação judicial”

O banco, que é um dos principais credores do setor, possui uma equipe técnica que compõe um ramo de pesquisa o RaboResearch, liderado pelo executivo Andy Duff, que ao identificar que houve queda na demanda por etanol, logo quando a produção estava aumentando — em grande parte graças ao início da safra 2020/21 na região Centro-Sul — avaliou o cenário e elencou duas propostas para solucionar ou amenizar os prejuízos anunciados.

LEIA MAIS > Para evitar colapso, setor pede ajuda ao Governo

1 – Armazenar etanol

O estudo realizado pelo Rabobank propõe às usinas que possuem liquidez, que no curto prazo, armazenem o etanol, até que o a demanda de sinais de melhora antes que a capacidade dos tanques se esgotem. O ideal é complementar à essa estratégia a maximização da proporção de cana esmagada para produzir açúcar, que continua a oferecer margens melhores que o etanol. Enquanto isso, produtores do etanol de milho — que são uma fatia pequena —  podem optar por reduzir a produção de etanol e aproveitar os altos preços locais, vendendo estoques de milho comprados originalmente meses atrás.

LEIA MAIS > 2 fatores mostram que o setor recuperará participação no mercado global de açúcar

2 – Suspensão do PIS/Cofins

Por parte das opções que o governo tem em mãos para ajudar o setor, segundo o relatório do Rabobank, as autoridade podem suspender temporariamente o PIS/Cofins pago pelas usinas na produção de etanol, aumentar da taxa federal da CIDE sobre a gasolina para aumentar a competitividade do etanol na bomba e criar um um programa de financiamento de ações voltadas ao biocombustível.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram