JornalCana

Estoque de CBIOs supera meta para 2021

Distribuidores de combustíveis fósseis já adquiriram mais de 13 milhões de CBIOs

O RenovaBio atingiu a marca de 21 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) validados na Plataforma CBIOs em 2021. Somando-se a esse número o estoque de CBIOs emitidos e não aposentados em 2020, são 25 milhões de CBIOs disponibilizados no mercado, garantindo a quantidade suficiente para cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2021.

Em 2021, os distribuidores de combustíveis fósseis (gasolina e óleo diesel), partes obrigadas ao cumprimento de metas individuais no RenovaBio, já adquiriram mais de 13 milhões de CBIOs (quantidade superior a 50% da meta total), dos quais foram aposentados, até o dia 6 de setembro, aproximadamente 3,4 milhões.

A aposentadoria de um CBIO ocorre quando seu detentor o retira definitivamente do mercado, impedindo qualquer negociação futura. O cumprimento das metas individuais dos distribuidores de combustíveis se dá pela quantidade de CBIOs por eles aposentados. Apesar de terem até 31 de dezembro de 2021 para cumprir as metas individuais, alguns distribuidores já comprovaram o atendimento das metas estabelecidas para o ano.

LEIA MAIS > Empresários do setor avaliam tendências para o futuro do mercado bioenergético 

“O resultado mostra o nosso compromisso com o fortalecimento do RenovaBio. Em meio a uma das safras mais difíceis dos últimos anos, geramos, com grande antecedência, o volume de Créditos de Descarbonização estipulados pelo governo. Isso reforça o comprometimento do setor na redução dos gases que agravam às mudanças do clima”, destaca o diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram