JornalCana

Estiva é campeã nacional por qualidade dos canaviais

Premiação feita pelo Programa Cana – IAC aconteceu nesta semana

A Usina São José da Estiva, localizada em Novo Horizonte – SP, recebeu reconhecimentos nacional e regional pela qualidade de seus canaviais.

Além do primeiro lugar entre as 220 usinas avaliadas, a Estiva foi considerada a melhor unidade em manejo varietal da região de São José do Rio Preto pelo terceiro ano consecutivo. O primeiro lugar se deve, entre outros fatores, à melhoria dos indicadores.

A premiação é feita pelo Programa Cana – IAC (Instituto Agronômico) de Ribeirão Preto – }SP,  e aconteceu no dia 23 de novembro, durante reunião do Grupo Fitotécnico do instituto, realizada em sistema híbrido, presencial e online.  Participaram esse ano 220 usinas. 

LEIA MAIS > Por projeto de lei em benefício à bioenergia, deputado é eleito Mais Influente do Setor

Clézio Menandro, gerente de Divisão Agrícola da Usina Estiva, reflete sobre os desafios superados para alcançar os resultados buscados. “Em períodos com fenômenos climáticos atípicos, como os que temos passado nos últimos anos, fica evidente a necessidade de medidas preventivas para minimizar riscos empresariais, sendo o manejo varietal uma das ferramentas que nos proporciona uma maior segurança genética e diminui impactos de perdas de produtividade e ATR”, disse Clézio.

Outro ponto que contribuiu para que o manejo varietal fosse bem-sucedido, diz respeito às mudas. “Sabemos que a formação dos viveiros de mudas é bastante onerosa e com rendimento abaixo do que gostaríamos, porém, o empenho e compreensão da equipe nesta fase garantem a qualidade e os bons resultados que temos alcançado nos plantios comerciais”, afirmou Luiz Gustavo Lazarini, supervisor de Preparo de Solo, Plantio e Logística.

LEIA MAIS > BP Bunge centraliza manutenção linear de colhedoras de suas 11 unidades

Segundo a usina, o resultado conquistado é fruto de uma busca continua e incessante por variedades que se encaixem na estratégia da empresa, e, pela melhor alocação e manejo. “Nestes quesitos buscamos através da experimentação avaliar e entender o potencial produtivo e a qualidade tecnológica, sempre buscando gerar uma relação custo-benefício favorável ao final do ciclo agroindustrial”, declarou Pedro Nogueira, supervisor de Planejamento e Desenvolvimento Agronômico, completando “O resultado de 2021 deixa clara a evolução dos tratos e atenção varietal que a Usina Estiva adota em seus canaviais”.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram