JornalCana

Especialistas vão detalhar gestão empresarial na Infocana

Em artigo do jornal Gazeta Mercantil, assinado por Patrícia Carvalho, a gestão empresarial é detalhada por um relato dos estágios da globalização da economia no Brasil, a partir de 1990, quando surgiu a necessidade de redução de custos e melhoria de qualidade para competir. Por isso, como explica, as empresas enfrentaram cinco desafios: a abertura da economia ao exterior, a estabilização monetária com o fim de quase 50 anos de inflação, a privatização das empresas estatais, a globalização da economia e o fim da vida útil da geração dos primeiros empresários brasileiros.

Segundo ela, as empresas multinacionais, com experiência de operar em mercados competitivos e dispondo de recursos financeiros, gerenciais e tecnológicos necessários, imediatamente ao surgimento da nova realidade econômica, refizeram suas estratégias para adaptar-se ao novo ambiente. As empresas nacionais, na quase totalidade, inicialmente nada fizeram, pois não acreditaram que essa abertura fosse duradoura. Achavam que, forçado pelo desequilíbrio das contas do comércio exterior e pela sua influência política, o governo recuaria e restabeleceria o tão confortável protecionismo, em nome da preservação da indústria nacional.

Como nada disso ocorreu, os empresários brasileiros tiveram que sair correndo atrás do prejuízo, e em condições mais difíceis. Suas fraquezas financeiras tinham sido ampliadas e os elevados custos de capital tornavam extremamente difícil realizar sozinhos os investimentos de modernização necessários para garantir sua sobrevivência no novo regime. Muitos quebraram, outros fecharam, vários conseguiram firmar parcerias ou vender suas empresas a grupos internacionais, e a maioria está debatendo-se em dificuldades. Alguns conseguiram reestruturar-se por suas próprias forças e constitui-se hoje no núcleo das futuras multinacionais brasileiras.

Esta maioria, quer já tenha consciência ou não, só poderá sobreviver no longo prazo efetuando uma reorganização societária, seja através da entrada de sócios, nacionais ou estrangeiros, seja através de fusões ou ainda alianças estratégicas. Os que adotarem uma dessas iniciativas mais rapidamente terão maiores chances de sucesso. Num segundo estágio da globalização no Brasil foi e vem sendo marcado pelas joint ventures com empresas estrangeiras, que buscam canais nacionais para distribuição e, são importantes para a expansão de empresas nacionais.

A Infocana 2003 vai iniciar a série de palestras e debates, que acontecerão entre 16 e 18 de setembro, justamente com especialistas em gestão empresarial. Eles vão detalhar o tema levando em consideração os modernos negócios societários, tanto na esfera nacional, como na internacional. “Reestruturação societária, fusões e aquisições como instrumento de equilíbrio e rentabilidade para empresas sucroalcooleiras. Ganhos gerais e tributários”, por exemplo, terá abordagem de ANA PAULA MALVESTIO, sócia da Price Waterhouse Coopers.

No caso do “O álcool como principal combustível na era do hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”, o tema será esclarecido por OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig. Atual presidente da Pele Nova Biotecnologia e do Conselho de administração do World Trade Center e Troller Veículos. Já “Os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool” ficará sob a responsabilidade de ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting, ex-presidente da ANFAVEA e ex-vice-presidente da General Motors do Brasil.

Entre as palestras está confirmada ainda “Cenários e Tendências de produção e preço para as safras 2003/4 e 2004/5”, comandada por PLINIO NASTARI, presidente da Datagro, enquanto ANTONINHO MARMO TREVISAN, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação, vai abordar “Crescimento Planejado – Aspectos fundamentais de um plano estratégico para empresas sucroalcooleiras”, e MARCOS ALBERTO CASTELLINI, diretor geral do Grupo Andrade, detalhará “A transformação do conceito de Gestão Profissinalizada. Como conduzir o processo de profissionalização da gestão de usinas e obter resultados expressivos em curto prazo”. A sucessão familiar fecha o ciclo de palestras com o tema “Resolvendo entraves para garantir a continuidade do negócio”, a cargo de SÉRGIO BENTO DA SILVA, gerente senior na área de Risk & Advisory Services e ANA MARIA CADAVEZ, gerente senior da KPMG na área de Career Services, ambos da KPMG.

A InfoCana 2003 é o único evento completamente voltado para os executivos e administradores sucroalcooleiros, e acontece de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto (SP). Composto de um congresso e feira, o papel da InfoCana é disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

O Congresso INFOCANA traz outros grandes nomes da área, em painéis específicos sobre os temas de interesse prioritário em gestão sucroalcooleira: Gestão Estratégica; Recursos Humanos; TI – Tecnologia da Informação; Gestão Jurídica e Tributária ; Finanças e Comercialização; e Créditos de Carbono em Áreas Agrícolas.

Dentre os palestrantes exclusivos estão:

CARLOS CEZARETO, vice-presidente do Banco Macquarie do Brasil, “Como viabilizar e aproveitar os benefícios das Operações Estruturadas de Financiamento como mecanismo alternativo de alavancagem de recursos”;

SEBASTIÃO AIZZO, consultor e ex-diretor da SCA – Sociedade Corretora de Álcool e do Grupo Nova América: “Os benefícios do planejamento de marketing para as empresas sucroalcooleiras – Como melhorar a imagem, relacionamentos e negócios no mercado;

JACYR DA SILVA COSTA FILHO, diretor da SCA – Sociedade Corretora de Álcool, “Como elaborar um bem sucedido planejamento comercial, utilizando-se dos diversos mecanismos de comercialização nos mercados interno e externo – Spot e Futuro”;

JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management, “Como adotar o sistema de Gerenciamento de Riscos, entre outras ferramentas, para mitigar os riscos relacionados à volatilidade do mercado futuro”.

A InfoCana também será palco, no dia 18 de setembro, do já tradicional Simpósio anual do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, com palestras especiais do Professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano; e GILBERTO DIMENSTEIN, colunista da Folha de São Paulo e jornalista de renome internacional.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968-4010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram