JornalCana

Especialistas mostram inovações em microbiologia e fertilidade do solo

Usinas, produtores de cana e especialistas apresentam inovações em microbiologia e fertilidade do solo para cana de alta produtividade

A manutenção da fertilidade do solo para o crescimento saudável e produtivo da cana-de-açúcar depende dos microrganismos presentes no solo. Ao passo que a microbiologia interfere diretamente na fertilidade do solo. A parte viva e mais ativa da matéria orgânica é constituída, em sua maioria, pelos microrganismos e, sem eles, o solo se torna uma composição de areia, silte e argila.

LEIA MAIS > O que está provocando o crescimento do controle biológico nos canaviais?

De acordo com estudos,  nas lavouras de cana-de-açúcar observa-se nos últimos anos a presença de microbiomas desequilibrados. Isso, devido à intensa mecanização, ausência de rotação de culturas, diversas aplicações de defensivos agrícolas e excesso de adubação mineral.

LEIA MAIS > Quatro cases mostram a busca pela cana de três dígitos

Diante desse desafio algumas técnicas podem não só corrigir as necessidades do solo, como também elevar a produtividade da cana-de-açúcar para a casa dos 3 dígitos. Podemos citar como exemplo, as práticas de manejo que aumentam o carbono orgânico do solo e a utilização de compostagem. Mas vale destacar também a adoção de produtos biológicos para reestruturação do solo.

SAIBA MAIS > Controle biológico contribui com desenvolvimento dos canaviais

Todavia, essa é uma simples avaliação diante de um tema que exige uma análise mais profunda. Portanto, para apresentar soluções e debater sobre o tema o JornalCana reúne hoje, 27/08, às 19h, um time altamente qualificado para um webinar técnico e gratuito sobre Fertilidade & Microbiologia do Solo.

Confira:
Carlos Daniel Berro Filho, diretor Agrícola da Biosev
Hamilton Rosseto, produtor de cana na PHD
Herbert Del Petri, gerente de Divisão de Vendas da Microgeo
Roberto Antônio Malimpence, consultor da Baraúna

Eles apresentaram seus cases e experiências no painel virtual Fertilidade & Microbiologia do Solo da 1ª Maratona CANABIO, considerado o mais completo evento sobre Manejo Biológico, Orgânico e Sustentável em Cana-de-Açúcar.

Assista o vídeo na íntegra:

Patrocínio
  • Biotrop — Semeando biológicos, cultivando vida
  • HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
  • Hover 500, a colhedora de cana da Jacto. Hover 500, feita para conquistar o seu canavial!
  • Koppert — Biológico é Koppert
  • Microgeo — Biotecnologia agrícola
  • Unifibra — Projetos especiais para irrigação agrícola

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram