JornalCana

Em PE, maior procura por etanol nos postos beneficia setor canavieiro

Com o aumento do preço da gasolina, a procura por álcool nos postos de combustíveis tem aumentado, beneficiando o setor de produção do etanol. Os trabalhadores da área estão com boas perspectivas para este período de safra, que começou em setembro de 2014 e vai até o final de março. A situação foi mostrada no Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (6).

Em Pernambuco, quinze usinas canavieiras estão em funcionamento, empregando uma média de oitenta mil pessoas, todas com empregos diretos e formais, com carteira assinada, de acordo com o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar).

etanol

O presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, explica que o aumento no consumo do álcool nos postos de combustíveis repercute na venda dos produtores de etanol, setor que se recupera de uma crise. “Há cerca de dois anos que o etanol não era competitivo nas bombas. Neste ano, sem dúvida, deve preponderar o maior consumo de etanol”, aponta o presidente.

Cunha também pontua que cerca de cinquenta municípios do estado cultivam a cana-de-açúcar, favorecendo a economia e os cidadãos. No estado, a cana é responsável por 40% da pauta de exportação. “Na próxima entressafra, que inicia em maio, a depender ainda de outras políticas públicas, sem dúvida teremos uma maior irrigação nos municípios”, destaca.

Ainda segundo o presidente do Sindaçúcar, é preciso que o setor canavieiro tenha planejamento e investimento, contornando as possíveis crises. “A indústria está inserida na economia nacional e sobretudo, hoje, somos uma indústria de energia, a energia veicular. Se não houver investimento, com a crise energética instalada, a crise veicular também se instala”, afirma. No entando, de acordo com o ele, a produção de álcool está garantida – no último ano, o destino da cana, no Brasil, foi cerca de 56% em favor do etanol, contra os 44% em favor do açúcar.

(Fonte: G1)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram