JornalCana

“É preciso valorizar os recursos humanos do setor”, diz gestora

2014-08-14 Vera Guedes Gerente Pessoas Alta MogianaAs pessoas são, sem dúvida, o “principal ativo” de uma organização, o seu mais importante recurso. Como afirma Stewart no prefácio de seu livro “Capital Intelectual”, esta “é a nova vantagem competitiva das empresas”. Por isso, Vera Lúcia Guedes, gerente de pessoas da Usina Alta Mogiana, acredita na importância do trabalho da área de desenvolvimento das pessoas. “Precisamos de pessoas e máquinas e não de máquinas e pessoas. O nosso diferencial são as pessoas e estamos trazendo a empresa para esse conceito”, afirma.

Dessa forma, Vera explica que a usina busca tratar bem os recursos humanos, além de desenvolvê-los dentro de seu potencial. “Temos buscado os talentos internos. Com a necessidade de aumento de mão de obra e com redirecionamento dos negócios, conseguimos olhar para dentro da organização e aproveita-lás em outras áreas. O mercado esteve em expansão há algum tempo atrás e a mão de obra se tornou escassa porque as pessoas não se prepararam para isso. Temos um centro de capacitação e a formação de pessoas que tem contribuído para nosso sucesso com inserção das pessoas certas nos lugares certos. As possibilidades foram nascendo com o negócio e fomos sinalizando o caminho para as pessoas crescerem na organização”, admite.

Ela explica que o case da JBS, que conseguiu trazer os motoristas para dentro da organização com valorização de seu trabalho, mostrando a importância de sua função e se aproximando de sua vida, é um ótimo exemplo a ser seguido. “Acho que poderíamos tentar fazer uma reeducação corporativa mais diversificada, trazendo as pessoas mais próximas da organização pois o comprometimento das pessoas pela própria corporação é importante. É preciso valorizar o colaborador como pessoa e isso vai de encontro com o que buscamos. A Radio também é uma ótima opção que demonstra a importância da comunicação, pois as pessoas precisam saber o que está acontecendo na empresa e se sentir valorizada. Não é só remuneração que faz com que a pessoa se fidelize dentro da organização, tem que se sentir parte do todo, cuidada”, relata.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram