JornalCana

Curso gratuito vai capacitar artesãs para trabalho com bagaço de cana

Iniciativa será realizada pela CMAA

A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Canápolis – MG, promove durante esta semana, a primeira edição do curso “Mãos que transformam”, iniciativa inovadora que capacitará artesãs do município mineiro para a utilização do bagaço da cana como matéria-prima.

O objetivo do curso, que tem duração de 40 horas, é promover o empoderamento dessas mulheres, o empreendedorismo e a sustentabilidade, pois todos os materiais usados serão transformados em obras de artes ecológicas. Ao final, as alunas irão receber certificado e a carteirinha de artesã, para que possam abrir uma microempresa.

A usina lança o programa, com a pretensão de expandi-lo dentro do município, capacitando professores da rede pública para que o curso possa ser levado para escolas.

LEIA MAIS >Conselhos Administrativos podem definir rumos da gestão

“Buscamos alternativas de modelo de negócio que conciliem o desenvolvimento econômico e social, a partir da menor dependência da matéria-prima virgem, priorizando os recursos recicláveis e renováveis”, explicou o gerente de Sustentabilidade da companhia, Geraldo Magela.

O “Mãos que transformam” será ministrado pela professora e artesã Tânia Caruzo, especialista em bagaço de cana e outros materiais biodegradáveis. Inicialmente, as alunas irão aprender a fazer embalagens descartáveis, peças decorativas e utilitárias. As inscritas ainda irão receber, após o curso, uma mentoria de três meses junto à professora, sobre como vender, expor, encontrar o nicho de clientes e posicionar o mix de produtos.

“Sou ex-cortadora de cana e na necessidade de encontrar uma saída para falta de trabalho, após a mecanização do serviço, resolvi utilizar o bagaço para fazer artesanato. Com a campanha mundial lixo zero eu virei a cereja do bolo. Hoje, ministro o curso em todo território nacional e tenho uma plataforma hotmart atendendo 5 países”, contou Tânia.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram