JornalCana

CTC é autorizado a implantar viveiros de cana transgênica

O Centro de Tecnologia Canavieira S.A. (CTC) é autorizado a implantar viveiros de cana transgênica no interior paulista. A autorização é da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) relacionada a liberação planejada no meio ambiente.

Os dois viveiros ficam em Piracicaba e em Barrinha, municípios paulistas, em área de 5,460 hectares destinados para ensaios de variedade de cana geneticamente modificada visando resistência a insetos.

Segundo Edivaldo Domingues Velini, presidente da CTNBio, o objetivo é implantar dois viveiros em campo para obtenção de mudas de cana-de-açúcar expressando o gene que confere resistência a insetos, de forma a produzir material para uma segunda liberação planejada.

Os ensaios serão realizados na Estação Experimental do CTC em Piracicaba e no Polo regional do CTC em Barrinha, em área total de 7,380 ha e a área de OGM de 5,460 ha.

Conforme Velini, a CTNBio considera que essa atividade não é potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente ou de agravos à saúde humana e animal.

O aval da CTNBio foi em reunião ordinária realizada em 07/12/2017. O processo relacionado é o de número 01250.030364/2017-91.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram