JornalCana

Crise do sucroalcooleiro pode se aprofundar caso empréstimo suíço não saia a tempo

A crise do setor sucroalcooleiro devasta economia de centenas de cidades no país e pode se agravar ainda mais caso o empréstimo da Suíça não venha a se consolidar nas próximas semanas. Isto se refletirá de maneira danosa nas cidades circunvizinhas às localizações das destilarias no Brasil, e preocupa por demais à economia penedense.

As destilarias localizadas na região de Penedo – Marituba e Paisa – passam por momentos delicados e a realidade aponta para apenas cinco das usinas de Alagoas permanecendo em atividade no ano de 2017. Isto é muito ruim para a economia local, pois no estado o setor que detém 10% das terras cultivadas com a monocultura da cana também é o que mais emprega. O que significa que uma queda mais acentuada do setor abrirá um abismo econômico em Alagoas.

Em se tratando especificamente de Penedo, nossa redação entende que precisamos torcer muito para que quando da decisão do grupo Toledo sobre quais destilarias deverão continuar em atividade, a Paisa seja a usina, ou uma das usinas do grupo a permanecer com as suas atividades. Na entressafra a destilaria Paisa – período de menor atividade – ainda mantém empregadas 1.070 pessoas, o que faz girar na economia local R$ 250.000,00(duzentos e cinquenta mil reais) por semana em Penedo.

Portanto, mesmo em se respeitando a crise instalada no setor sucroalcooleiro no Brasil, todo penedense deve rezar e torcer para que em Penedo a Paisa se mantenha funcionando para que os empregos e renda desta economia se mantenham vivos.

Fonte: (Correio do Povo de Alagoas)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram