JornalCana

Coruripe se destaca pela gestão eficiente e responsabilidade ambiental  

Companhia foi premiada em duas categorias do MasterCana Brasil 2020

As ações de responsabilidade ambiental e a gestão eficiente da Usina Coruripe levaram a empresa a se destacar na edição do MasterCana Brasil 2020. A companhia foi eleita “Usina do Ano” nas categorias “Preservação Ambiental” e “Saúde e Segurança do Trabalho”.

Tradicional premiação do segmento, realizada desde 1988, pelo Jornalcana, o MasterCana reconhece o mérito de profissionais e organizações que se destacam por trabalhos a favor do desenvolvimento humano, tecnológico e socioeconômico do agronegócio brasileiro. Nesta edição, a solenidade de premiação, realizada no dia 9 de dezembro, em Ribeirão Preto (SP), foi híbrida (presencial e virtual), seguindo todas as orientações de segurança.

LEIA MAIS > CEISE Br apoia protesto do agro contra aumentos de ICMS

As questões ambientais estão diretamente ligadas ao negócio da companhia. “A Coruripe tem no seu DNA a preocupação com o desenvolvimento sustentável de suas atividades”, revela o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto.

Na categoria “Preservação Ambiental”, a companhia se destacou pelas ações de conservação da fauna e flora em mais de 17 mil hectares de floresta protegidos em Alagoas e Minas Gerais, bem como a manutenção de suas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Sendo elas: Porto Cajueiro, no município de Januária, no Norte de Minas; Pereira e Lula Lobo, em Feliz Deserto, no litoral do Alagoas; e Riacho Seco, em Coruripe (AL).

Fábio Moniz, diretor administrativo e RH da companhia

Outra iniciativa que garantiu à Coruripe o reconhecimento de “Usina do Ano”, na categoria “Saúde e Segurança do Trabalho”, foi o programa “Zero Acidente Sempre”.

O programa, que completou seis anos de atividades, a usina conseguiu reduzir o número de acidentes com afastamento em 97%.

Em 2012, a empresa fechou a safra com 409 acidentes e, em 2019, esse número caiu para 13. Essa redução expressiva está apoiada no projeto desenvolvido e implementado a partir de 2014, que promove ações de conscientização com os colaboradores sobre as medidas de segurança e sua importância por meio de diversas campanhas educativas; hoje, é um case de sucesso.

Por meio do projeto, já houve uma economia de cerca de R$ 35 milhões em redução de custos diretos e indiretos.

LEIA MAIS > Mix deve se manter mais açucareiro em 2021
Mario Luiz Lorencatto

Fábio Moniz, diretor administrativo e RH da companhia, agradeceu o reconhecimento em vídeo exibido no momento da premiação. Devido às medidas de segurança implantadas pela empresa durante a pandemia, as viagens dos colaboradores foram suspensas, por isso, a participação da companhia foi virtual.

“A sustentabilidade e a segurança são dois valores que fazem parte da nossa história e que são plenamente praticados por todas as pessoas, os colaboradores e parceiros que fazem aqui o nosso dia a dia. Cuidar bem das pessoas e cuidar bem do meio ambiente torna possível a gente superar todos os desafios e é isso que faz a usina uma empresa diferenciada no setor”, afirmou.

Lorencatto também agradeceu a premiação. “Sermos reconhecidos como ‘Usina do Ano’ é mais uma confirmação de que a sustentabilidade é um dos principais legados que queremos transmitir para a sociedade e que a nossa preocupação com as pessoas é o que move a nossa empresa. Temos uma gestão focada no bem-estar, saúde e segurança dos nossos colaboradores, além do respeito ao meio ambiente. É isso que nos permite alcançar excelentes resultados operacionais. Seguimos honrados por receber mais esse prêmio e confiantes de que estamos no caminho certo”, destaca.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram