JornalCana

Controle biológico pode reduzir em até 15% os custos de produção de cana-de-açúcar

Aplicação de produtor biológico via drone

O uso do controle integrado de pragas e doenças e do controle biológico, além dos benefícios ambientais e à saúde, também pode reduzir consideravelmente os custos de produção. No caso da cana-de-açúcar, a queda nos gastos podem chegar a 15%, quando comparados com os do cultivo convencional.

De acordo com Vinícius Lopes, gerente comercial em cana da Koppert do Brasil, essa economia ocorre porque a cultura da cana é semiperene, com grandes ciclos produtivos. “Essas características favorecem o uso dos produtos biológicos por terem um residual maior, aumentando a possibilidade se fazer menos aplicações. Além disso, os biológicos tendem a ser mais baratos que os químicos”, explica.

O controle biológico para cana é utilizado há muitos anos no Brasil e sua efetividade já está mais que comprovada. São utilizados tanto macro quanto microbiológicos no combate de várias pragas e doenças, porém o mais conhecido é o controle da broca-da-cana (Diatrea sacchralis), que é feito com o Trichogramma galloi, uma microvespa parasitóide de ovos que evita o ataque da broca nos colmos da planta.

Os biodefensivos para o controle de pragas e doenças em cana-de-açúcar são: Galloibug, que atua sobre a broca-da-cana, o Metarril, inseticida que controla a cigarrinha da raiz e o Trichodermil, fungo com ação fungicida e nematicida.

Seminário abordará o que há de mais atual em controle biológico de pragas

A 2ª edição do CANABIO – Seminário de Manejo Biológico & Orgânico em Cana-de-açúcar, que será realizado nos dias 24 e 25 de junho em Ribeirão Preto (SP), tratará deste e outros temas relevantes para técnicos que estão em busca de alta produtividade agrícola. A primeira edição, realizada em 2019, reuniu mais 250 técnicos e gestores, em sua maioria da área agrícola de 58 usinas e grupos,  no Centro de Cana IAC.

Conteúdo de excelência

O CANABIO forneceu conteúdo de excelência sobre os seguintes temas:

  • Manejo Inteligente de Pragas
  • Adubação Biológica e Manejo Orgânico
  • Inovações em Biológicos para Plantio e Cobrição
  • Tecnologias para Aplicação de Macro e Microorganismos
  • Estratégias de Integração de Manejos Varietal & Pragas
  • Manejo para Restauração das Microbiotas do Solo
  • Sistemas & Tecnologias Inteligentes de MIP

Mais de 30 palestras integraram a programação do evento, com apresentações de gestores de usinas, inclusive da América Central e do Paraguai, fornecedores de cana, e dos maiores especialistas e desenvolvedores de tecnologia da área de manejo biológico.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram